Publicidade

Estado de Minas COMPORTAMENTO

Por que muitas mulheres não chegam ao orgasmo?

Psicóloga Jordana Fantini fala sobre essa questão polêmica ligada à sexualidade feminina


postado em 30/08/2018 13:43 / atualizado em 30/08/2018 13:46

Psicóloga e terapeuta sexual, Jordana Fantini fala sobre libido e prazer das mulheres. Confira o vídeo!(foto: Lucas Uroz/Encontro)
Psicóloga e terapeuta sexual, Jordana Fantini fala sobre libido e prazer das mulheres. Confira o vídeo! (foto: Lucas Uroz/Encontro)
"Em um curto espaço de tempo, as mulheres passaram do status de frígidas para hipersexualizadas". Esta é a opinião da psicóloga e terapeuta sexual Jordana Fantini, de Belo Horizonte (MG), sobre um dos motivos que levam muitas mulheres a não conseguirem ter prazer sexual – consequentemente, não chegam ao orgasmo.

Segundo a especialista, que foi convidada pela Encontro para debater temas ligados à sexualidade, muitos fatores contribuíram para essa mudança da situação feminina na sociedade, como o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945; a criação da pílula anticoncepcional, em 1960; e a lei do divórcio, que, no Brasil, foi instituída em 1977. "Foi a partir disso que as mulheres começaram a ter liberdade para buscar o próprio prazer. Mas, ainda hoje, muitas delas ainda não desfrutam de uma sexualidade plena e satisfatória, sofrendo com problemas como a falta de desejo e a dificuldade em alcançar o orgasmo", desta Jordana.

Na opinião da terapeuta sexual, as mulheres que possuem dificuldade em ter prazer acabam frustradas e deprimidas, passando a desenvolver disfunção sexual. O motivo deste problema seria porque, geralmente, ela espera que o companheiro, ou companheira, tenha a função de proporcionar prazer, levar ao orgasmo, quando, na verdade, o correto seria buscar, primeiramente, atingir o orgasmo sozinha para depois compartilhar este prazer com quem desejar.

Libido na meopausa

Outro problema com relação à falta de desejo sexual (libido) das mulheres está relacionado ao período da menopausa, quando a mulher deixa de ovular, ou seja, perde sua função reprodutiva. "Nesta fase, muitas mulheres podem perder o desejo porque se sentem menos femininas, com baixa autoestima, até por conta de alterações no corpo, como secura vaginal e sudorese excessiva", comenta Jordana Fantini.

Confira, abaixo, ao vídeo especial que a psicóloga preparou para a Encontro:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade