Publicidade

Estado de Minas BRASIL

TSE mantém horários de votação nas Eleições 2018

Fusos dos estados brasileiros serão respeitados


postado em 09/08/2018 13:50 / atualizado em 09/08/2018 14:04

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta, dia 9 de agosto, por unanimidade, manter os horários de votação inalterados para as eleições deste ano. Com isso, os fusos horários locais serão respeitados – sempre das 8h às 17h em todos os estados do Brasil.

Uma sugestão de alteração havia sido apresentada pelo ministro Gilmar Mendes, que propôs o término da votação unificado pelo horário de Brasília, de modo a uniformizar a apuração.

Para que os resultados fossem apurados no mesmo momento, porém, seria necessária uma antecipação do início da votação em estados como o Acre, cujo fuso horário é ao menos duas horas atrasado em relação ao horário de Brasília.

"Parece que qualquer das soluções possíveis revela aspectos positivos e negativos", comenta a ministra Rosa Weber, que será presidente do TSE durante as eleições. Ela elogiou a iniciativa de Gilmar Mendes, mas votou por manter os horários atuais. Segundo a ministra, "inúmeras dificuldades implicariam o início das eleições, devido ao fuso horário, ainda pela madrugada".

O atual presidente do TSE, ministro Luiz Fux, disse ter recebido diversas reivindicações de presidentes de tribunais regionais eleitorais (TREs) para que fossem mantidos os horários. Ele lembrou haver "estados bem carentes que teriam que começar a distribuir o material às 3h da manhã".

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade