Publicidade

Estado de Minas BRASIL

Já são mais de 1,5 mil casos de sarampo no Brasil

Maioria das ocorrências são do Amazonas e de Roraima


postado em 05/09/2018 14:50 / atualizado em 05/09/2018 15:10

(foto: Zi-de-zi.ro/Reprodução)
(foto: Zi-de-zi.ro/Reprodução)
Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta, dia 5 de setembro, mostram que já foram registrados mais de 1,5 mil casos confirmados de sarampo no Brasil. O levantamento, consolidado a partir de informações das secretarias estaduais, aponta que existem 7.513 situações estão em investigação. O surto da doença afeta dois estados: Amazonas, com 1.232 casos confirmados; e Roraima, com 301, sendo que 74 ainda estão sendo investigados.

De acordo com o governo federal, a proliferação da doença nessas regiões está relacionada à importação "já que o genótipo do vírus [D8] que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017".

Alguns casos isolados e relacionados à importação também foram identificados em São Paulo (2), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (18), Rondônia (2), Pernambuco (4) e Pará (2).

"O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário aos estados. Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados", diz a nota enviada à imprensa pela pasta.

Pelo balanço atualizado, oito pessoas morreram por sarampo em Roraima, sendo três estrangeiros e um brasileiro, e quatro no Amazonas, todos brasileiros.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade