Publicidade

Estado de Minas BRASIL

Milhões de brasileiros não têm acesso à telefonia móvel

Segundo a Anatel, mais de 98% da população usa celular


postado em 10/09/2018 12:46 / atualizado em 10/09/2018 12:43

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Levantamento feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e divulgado pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) na quinta, dia 6 de setembro, mostra que 98,2% da população brasileira tem acesso à telefonia móvel. Ao mesmo tempo, 3,8 milhões de brasileiros que moram em distritos fora das sedes dos municípios não têm acesso aos serviços de telefone celular.

Apesar da abrangência do serviço de telefonia móvel, os dados revelam que ainda existem municípios no país que contam apenas com a tecnologia 2G, que não permite o acesso à internet de alta velocidade.

Com relação às tecnologias 3G e 4G, que permitem acesso à banda larga móvel, os dados mostram que a cobertura de 3G chega a 5.301 municípios, onde moram 99,3% da população brasileira, e o 4G já alcança 4.122 cidades brasileiras, onde moram 94,4% da população, segundo a Telebrasil.

"Essa cobertura está muito além das metas: a do 4G é quase quatro vezes superior à última obrigação, de 1.079 municípios; e a meta atual de 3G é de 3.917 municípios", diz a Telebrasil em nota enviada à imprensa.

De acordo com a associação, o fato de ainda não haver a universalização dos serviços 3G e 4G se deve às regras definidas pela Anatel, que preveem o atendimento de 80% da área urbana do distrito sede e mais uma faixa de 30 km além de seus limites. "Distritos que estiverem fora dessa área não estão nas obrigações de cobertura", alerta a entidade.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade