Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Tempo seco pode causar problemas no coração

Baixa umidade do ar e poluentes da atmosfera são fatores que elevam risco de doenças cardíacas, alerta especialista


postado em 03/08/2019 01:15 / atualizado em 04/08/2019 20:10

O inverno é a estação do ano na qual são registrados os menores índices de umidade relativa do ar no Brasil(foto: Pixabay)
O inverno é a estação do ano na qual são registrados os menores índices de umidade relativa do ar no Brasil (foto: Pixabay)
É normal que, nesta época do ano, a umidade relativa do ar fique abaixo de 30% em Belo Horizonte e boa parte da região sudeste Brasil. É algo rotineiro, porém preocupante, uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que forma-se uma situação prejudicial para a saúde sempre que esse índice está abaixo de 60%. "Com a diminuição das chuvas, o ar fica cada vez mais seco. Isso dificulta ainda a dispersão dos poluentes produzidos pelo crescente número de automóveis nas cidades e pode comprometer a saúde da população", explica o cardiologista Abrão Cury, do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo (SP).

Segundo o especialista, a poluição atmosférica concentrada pelo tempo seco representa o aumento da quantidade de substâncias tóxicas em suspensão, como monóxido de carbono, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e também dos chamados particulados (incluindo chumbo), liberados pelos veículos a combustão. "Isso potencializa não só a ocorrência de doenças respiratórias, mas também os riscos para o coração", comenta o médico.

O cardiologista explica que, ao inalarmos os poluentes, sofremos uma elevação significativa da pressão arterial. Além de ser fator de risco para derrames e infartos do miocárdio, em pessoas com problemas cardiovasculares ou com tendência à cardiopatia, o tempo seco e poluído também leva ao aumento de coágulos (trombos) no sangue, aumentando a propensão a arritmias cardíacas, vasoconstricção aguda das artérias, reações inflamatórias em diferentes partes do corpo, além do desenvolvimento de aterosclerose (entupimento das artérias) crônica. "Hipertensos e idosos são sempre os mais afetados. Tanto que em períodos de maior concentração de poluentes no ar, como no Inverno, o atendimento a pacientes com hipertensão triplica", revela Abrão Cury.

O especialista acrescenta que os gases e partículas emitidos pelos automóveis também podem alterar o endotélio das artérias, ou seja, a camada que as reveste internamente, o que ameaça ainda mais o coração. "Já é possível associar as substâncias liberadas pelo escapamento dos automóveis com o aumento dos casos de hipertensão arterial registrados no Brasil. Vale lembrar que a doença já afeta de 30% a 35% da população brasileira e é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de infartos e AVCs no país", alerta o cardiologista.

O médico orienta cardiopatas ou pessoas que têm propensão ou histórico familiar de doenças cardiovasculares a evitar o contato com o ar poluído, especialmente durante a tarde, quando a umidade relativa do ar cai drasticamente. É preciso ainda manter a hidratação adequada, ainda mais porque a sensação de frio pode induzir à menor ingestão de água.

*Publicado originalmente em 19/07/2018

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade