Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL

Anuário de Direito da revista Encontro chega à sétima edição

'Quem é Quem no Direito em Minas Gerais' traz perfil das sociedades de advogados mais influentes do estado


postado em 09/01/2020 14:46 / atualizado em 15/01/2020 13:52

(foto: Alexandre Rezende/Encontro)
(foto: Alexandre Rezende/Encontro)
O universo do Direito se rendeu de vez à tecnologia e ela tem se tornado ferramenta cada vez mais essencial. Tribunais, escritórios, autarquias, conselhos, tudo é impactado pela força da inovação. A revolução 4.0 chega aos escritórios, contrariando até mesmo pesquisas que apontam índices baixos na utilização dessas ferramentas tecnológicas na rotina de trabalho dos advogados. E aqueles que ainda resistem bravamente às transformações, dizem os especialistas terão de se apressar para não perder espaço no mercado. A inteligência artificial chega às modernas firmas de advocacia, que deixam para trás pilhas de papéis e reuniões intermináveis e investem em mais conhecimento para suas equipes. Com softwares, aplicativos e plataformas, a tecnologia propõe otimizar processos e organizar as tarefas dos profissionais da área jurídica.

Há também a necessidade de se atualizar cada vez mais com tantas novidades na legislação brasileira. Pouco mais de um ano após a aprovação da reforma trabalhista, novas mudanças em curso no país obrigam os profissionais a manter os estudos na ordem do dia. Este é mais um ano marcado por reformas - a da Previdência, já adiantada, e a Tributária, em debate no Congresso -, e elas se fazem necessárias para o desenvolvimento econômico do Brasil.  

Esse admirável mundo novo é tema deste Quem é Quem no Direito em Minas Gerais 2019/2020 é resultado de meses de trabalho, em jornada exaustiva e meticulosa, sujeita também a erros. Uma equipe de cinco jornalistas dedicou-se a buscar o material necessário para a produção deste anuário, que alcança sua sétima edição consecutiva. Centenas de escritórios foram contatados e convidados a responder a um questionário com uma série de informações - do ano de fundação às principais áreas de atuação, passando por unidades, clientes, sócios. A internet também foi utilizada para confirmar informações.

A iniciativa é resultado da coleta, compilação e organização das informações e dados sobre as 152 mais relevantes sociedades de advogados. Acredita-se que este Guia das Sociedades será valiosa fonte de consulta para escritórios, advogados, empresas. Mas, principalmente, uma ferramenta singular para quem pretende contratar os serviços jurídicos. As bancas estão organizadas em ordem alfabética, respeitando-se a classificação em que cada uma se posicionou, acompanhadas de um raio-X. Elas foram separadas em três grandes grupos: Abrangentes, Especialistas e Full Services. Consideramos Full Service o escritório que abarca praticamente todas as áreas do Direito. Abrangente é aquele que atua em, no mínimo, três áreas. Já o Especialista é aquele que, como o próprio nome diz, atua de forma exclusiva em uma ou, no máximo, em duas áreas. 

A classificação de cada escritório, no entanto, não é uma escolha da revista. Trata-se de uma definição do próprio escritório, manifestada por meio de seus advogados ou administradores, razão pela qual há bancas de Direito Empresarial, por exemplo, tanto na categoria de Especialista como nas de Abrangente e Full Service. Estão listadas no Guia 152 bancas, 71 classificadas como Abrangentes, 37 como Full Service e 44 são Especialistas.

Clique aqui para ler a edição digital completa do especial "Quem é Quem no Direito em Minas Gerais 2019/2020", produzido pela revista Encontro

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade