Publicidade

Estado de Minas FRAUDE

Cuidado com o golpe do boleto falso do pagamento do IPVA 2020

Criminosos estão tentando fazer vítimas em redes sociais, aplicativos como WhatsApp e, até mesmo, cartas enviadas por meio dos Correios


postado em 10/01/2020 23:40 / atualizado em 11/01/2020 00:06

Criminosos estão enviando boletos falsos do IPVA 2020 por meio da internet e, até mesmo, pelos Correios(foto: Isabel Baldoni/Flickr PBH/Domínio Público)
Criminosos estão enviando boletos falsos do IPVA 2020 por meio da internet e, até mesmo, pelos Correios (foto: Isabel Baldoni/Flickr PBH/Domínio Público)
O começo do ano é sempre implacável quando o assunto são as finanças, sobretudo porque é época de pagar impostos inevitáveis, como IPTU e IPVA. Como se não bastasse o esforço financeiro que precisa ser feito para realizar esses pagamentos, golpistas estão tentando se aproveitar dessa obrigação dos contribuintes para praticar crimes, principalmente no caso do imposto veicular.

De acordo com a sucursal de Curitiba da rádio CBN, criminosos estão enviando links por meio de redes sociais e aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, visando que potenciais vítimas paguem um boleto falso do IPVA. Deste modo, o dinheiro do pagamento é destinado a contas bancárias dos golpistas, e o contribuinte, obviamente, além de ter o dinheiro roubado, permanece devendo o imposto.

Esse tipo de golpe também está sendo aplicado por meio de correspondências enviadas para as casas de proprietários de veículos, conforme alerta o blog "Tudo Golpe", do UOL, de responsabilidade do advogado Flávio Tasinaffo, que é especialista em prevenção a fraudes.

De acordo com ele, nessa modalidade, os criminosos enviam cartas com boletos falsos do IPVA contendo nome completo, endereço correto do contribuinte e, até mesmo, logotipos de bancos e de órgãos estaduais. Tudo isso para que as vítimas em potencial acreditem que, de fato, se trata de um documento oficial.

Vale ressaltar que boletos originais do IPVA não são enviados pelos Correios em Minas Gerais e também na maioria dos estados brasileiros. Os órgãos governamentais também não encaminham a cobrança por meio das redes sociais e aplicativos de mensagem. O mesmo vale para a taxa de licenciamento e o seguro obrigatório DPVAT.

No caso dos contribuintes mineiros inadimplentes, a Secretaria Estadual de Fazenda de Minas Gerais envia um SMS alertando sobre o débito, porém sem nenhum código de barras para pagamento.

A forma mais prática e segura para emitir o boleto do IPVA é por meio dos sites dos órgãos estaduais, digitando o código Renavam que consta na documentação do veículo. Há ainda a possibilidade de pagar o IPVA diretamente nos bancos credenciados, também informando apenas o Renavam.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade