Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS

Áudio sobre esquema de assalto que envolve a vigilância sanitária é falso

Sargento da Polícia Militar de Minas Gerais alerta sobre a publicação que circula no WhatsApp


postado em 19/03/2020 23:11

Muitas notícias falsas (fake news) e golpes estão se espalhando em grupos de WhatsApp e redes sociais(foto: Pixabay)
Muitas notícias falsas (fake news) e golpes estão se espalhando em grupos de WhatsApp e redes sociais (foto: Pixabay)
Nos últimos dias, se espalhou pelos grupos de WhatsApp um áudio que descreve um suposto novo esquema de assalto, que se aproveita do período de isolamento social vivido pela população brasileira. Segundo a mensagem encaminhada, três pessoas tocam o interfone, dizem ser da vigilância sanitária e pedem para entrar no prédio. A justificativa? A realização obrigatória de um exame do novo coronavírus. O morador abre o portão e é anunciado o assalto.

É um relato assustador, ainda mais com o clima já tenso por conta da pandemia. Entretanto, segundo o sargento Magela, do Centro de Jornalismo Policial da Polícia Militar de Minas Gerais, a história é falsa. "Muita gente tem ligado para cá perguntando sobre essa mensagem. Ela é fake", enfatizou o sargento. Vale destacar, ainda, que a vigilância sanitária não está fazendo exames obrigatórios para detectar a doença. Inclusive, por conta do aumento no número de casos, os testes estão sendo feitos prioritariamente nas pessoas que dependem de um diagnóstico mais rápido, para ter mais chances contra a covid-19.

Por outro lado, há uma tentativa de golpe verdadeira circulando por aí. O Sindicato das Polícias Civis de Goiás publicou uma nota pedindo para que as pessoas não façam download de aplicativo para celular chamado Covid-19 Tracker. O link para baixar tal programa está se espalhando por mensagens nas redes sociais, dizendo se tratar de um app que traz um mapa interativo com dados estatísticos do novo coronavírus no mundo todo. Porém, o aplicativo é na verdade um ransomware: um programa que bloqueia o seu aparelho e te obriga a pagar um resgate para tê-lo de volta. Por isso, só instale aplicativos por meio das lojas oficiais, como a Play Store (Google/Android) e Apple Store (Apple/iOS)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade