Publicidade

Estado de Minas DECRETO ESTADUAL

Zema fecha comércio e restringe circulação em todo o Estado

Medida começa a vigorar a partir de segunda-feira. Governador fechou divisas de Minas para ônibus de passageiros


postado em 20/03/2020 18:39 / atualizado em 20/03/2020 22:27

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema decretou medidas para conter o novo coronavírus no estado(foto: Gil Leonardi/Imprensa MG/Divulgação)
Governador de Minas Gerais, Romeu Zema decretou medidas para conter o novo coronavírus no estado (foto: Gil Leonardi/Imprensa MG/Divulgação)
Em pronunciamento nesta sexta (dia 20 de março), o governador Romeu Zema anunciou a decretação de estado de calamidade pública em Minas Gerais. A partir de segunda-feira, para tentar conter a disseminação do novo coronavírus, que já infectou quase mil pessoas no Brasil e matou ao menos 11, todo o comércio não considerado essencial (são considerados essenciais supermercados e farmácias, por exemplo) terá de permanecer fechado. As medidas valem para todos os 853 municípios mineiros.
    
O governador também fechou as divisas de Minas Gerais para ônibus de passageiros. A circulação desses veículos está proibida nas estradas de Minas. "Nós estamos vivendo um momento excepcional. Não sabemos se ele vai durar mais 20, 40 ou 60 dias. Mas uma coisa sabemos: está acontecendo", disse o governador. "O mundo até agora era um. A partir de agora é outro."

Depois de ter trocado farpas com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil - que esperava medidas assim em meados desta semana -, garantiu estar no controle da situação. "Gostamos de conviver com as pessoas e de estarmos juntos, mas precisamos fazer diferente. Sei que muitos estão com dúvidas e preocupações, o que é normal, mas estamos sendo o mais transparentes possível. Todos os decretos têm apenas uma preocupação: salvar o maior número de vidas possível."

Zema elogiou o sistema de saúde do Estado, mas disse que, como em qualquer parte do mundo, ele está adequado a situações de normalidade. "Não queremos assistir àquilo que estamos vendo em outros países", disse, referindo-se à Itália, que já tem mais de 4 mil mortos porcausa da pandemia do novo coronavírus. "Pessoas poderiam estar sendo salvas, mas não são por falta de recursos." Ele pediu conscientização da população. "Quem não se conscientizar é um assassino invisível. Está levando o vírus para seus amigos, familiares e para as pessoas que amam."

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade