Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS

É fake que médicos indicam uso de máscaras na hora de higienizar as compras em casa

Mensagem de WhatsApp diz que este é um momento em que "muitas pessoas" têm se contaminado com o novo coronavírus


postado em 14/05/2020 22:27 / atualizado em 14/05/2020 22:27

De acordo com o infectologista Estevão Urbano, existe possibilidade de que alguém se contamine durante o processo de higienização de alimentos, por exemplo, mas isso é pouquíssimo provável e não há comprovação prática(foto: Pixabay)
De acordo com o infectologista Estevão Urbano, existe possibilidade de que alguém se contamine durante o processo de higienização de alimentos, por exemplo, mas isso é pouquíssimo provável e não há comprovação prática (foto: Pixabay)
Você talvez já tenha recebido uma mensagem de Whatsapp alertando para o fato de que uma "equipe de médicos" tem visto muita gente se contaminando com o novo coronavírus enquanto higieniza as compras, caso retire a máscara antes de iniciar o processo de limpeza. A mensagem viralizou e tem circulado como uma espécie de alerta para nova conduta, a de uso de máscara dentro de casa, enquanto se faz a limpeza de compras.

Mensagem que circula pelo WhatsApp com conteúdo falso dizendo que é necessário usar máscara para não se contaminar na hora de higienizar compras(foto: Reprodução WhatsApp)
Mensagem que circula pelo WhatsApp com conteúdo falso dizendo que é necessário usar máscara para não se contaminar na hora de higienizar compras (foto: Reprodução WhatsApp)
Contudo, segundo especialistas, isso é pura especulação. "Na teoria, existe essa possibilidade (de que alguém se contamine durante o processo), ainda que seja pouquíssimo provável. Mas não há comprovação prática disso", explica o infectologista Estevão Urbano, presidente da Sociedade Mineira de Infectologia. O infectologista Carlos Starling, colega de Urbano no Comitê de Enfrentamento à Epidemia do Covid-19 em Belo Horizonte, concorda. "Não há evidência nenhuma disso. O que se orienta é lavar os produtos com álcool a 70% e lavar as frutas, verduras, como deveriam sempre ser lavadas, não apenas neste momento", explica.

Ambos dizem que não há orientação, por parte das autoridades, para o uso de máscaras em casa, na hora da limpeza das compras.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade