Publicidade

Estado de Minas SOLIDARIEDADE

Com estoque de sangue baixo, Hemominas convoca doadores

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, fundação tem passado por dificuldades para atender demanda de transfusões


postado em 15/09/2020 00:37

(foto: Adair Gomez/Agência Minas)
(foto: Adair Gomez/Agência Minas)
Entre todos os transtornos causados ao sistema de saúde desde a chegada do novo coronavírus ao Brasil, está o desaparecimento de doadores aos bancos de sangue, entre os quais está o Hemominas. Por isso, a fundação, cuja sede fica em Belo Horizonte, convoca, mais uma vez, que a população mineira compareça para realizar doação, uma vez que os estoques encontram-se, em média, 50% abaixo do ideal.

Viviane Guerra, gerente de Captação e Cadastro de Doadores da Hemominas, destaca que apenas a quantidade do tipo sanguíneo AB está em melhor situação. Ela lamenta, ainda, que a diminuição no número de doadores esteja durando tanto tempo, fato inédito na história da fundação. "Já tivemos momentos críticos em outras situações, mas jamais por um período tão prolongado", afirma a gestora em entrevista à Agência Minas.

Muitos doadores deixaram de comparecer por medo de serem infectados pelo novo coronavírus. Mas não há motivo para esse receio, segundo Viviane Guerra. Ela explica que o Hemominas adotou todos os procedimentos necessários para garantir a segurança de quem comparece ao local, entre os quais estão o atendimento somente mediante agendamento; uso obrigatório de máscara; fácil acesso a álcool gel e líquido 70% e mudanças no layout das salas de espera e de coleta de sangue para garantir distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas. "Os procedimentos são realizados por profissionais capacitados e que seguem todas as normas de proteção e prevenção, a fim de proporcionar segurança para quem doa e sangue de qualidade para os pacientes que precisam", acrescenta a gerente.

Saiba quais são os requisitos para realizar doação de sangue no Hemominas

  • Ter boas condições de saúde

  • Idade entre 16 e 69 anos

  • Pesar mais de 50 kg

  • Estar descansado e alimentado

  • Apresentar documento original e oficial com foto

Quem foi, comprovadamente, infectado pelo novo coronavírus, fica inapto a doar por 30 dias após a completa recuperação - ou seja, depois de estar sem qualquer sintoma e sem sequelas que provoquem contraindicação para doar sangue.

Pessoas que entraram em contato com quem teve Covid-19 ficam inaptas para doação de sangue por 14 dias após o encontro com o enfermo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade