Publicidade

Estado de Minas NATUREZA

Parque de Nova Lima recebe plantio de árvores em comemoração aos 300 anos de MG

Área está passando por processo de reflorestamento visando gerar mais disponibilidade hídrica


postado em 11/12/2020 00:50 / atualizado em 11/12/2020 08:28

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
O Parque Natural Municipal Rego dos Carrapatos, em Nova Lima (MG), recebeu, na quarta-feira (9 de dezembro), o plantio de 300 árvores. O evento ocorreu em comemoração aos 300 anos de Minas Gerais, completados no último dia 2, e foi resultado de uma parceria da ONG Instituto Espinhaço com a empresa mineira do ramo de aromaterapia Laszlo.

Entre as espécies que foram plantadas, estão algumas típicas da flora brasileira, como Pau Ferro, Jacarandá Boca de Sapo, Ipê Verde, Ipê Roxo, Pau Formiga, Guaritá e o Urucum, além da Jurema Branca, nativa da Chapada Diamantina (BA).

O parque está passando por um processo de reflorestamento e a área de plantio foi cadastrada no projeto "Semeando Florestas, Colhendo Águas", do Instituto Espinhaço. A iniciativa visa gerar mais disponibilidade hídrica para o local, aumentando a infiltração de água no solo e lençol freático, e - consequentemente - aumentando o volume de água das nascentes.

Para Marcelo Barbosa, gerente do parque, receber o plantio das árvores é motivo de muita alegria e gratidão. "Essa ação recompõe dois biomas, o da Mata Atlântica e do Cerrado. É um privilégio estarmos de mãos dadas nesta parceria. Somos muito gratos por esta ação, que nos beneficia e beneficiará as gerações futuras", comenta.

Fábián László, CEO da empresa de aromaterapia, plantar árvores é uma forma de contribuir para o equilíbrio do ecossistema - Minas Gerais concentra 35% da flora brasileira, fato que requer atenção e reconhecimento de todos. "Plantar árvores é uma forma de agradecer à Mãe Natureza. As árvores são importantes para os pássaros, abelhas e outros animais, e ajudam a reduzir a temperatura global e purificar o ar, além de nos fornecer óleos essenciais, que têm sua importância para o nosso bem-estar. Esse presente é pra todos nós", avalia.

O plantio das árvores no Parque Natural Municipal Rego dos Carrapatos teve ainda um ato simbólico, onde que cada árvore foi plantada com desejos para o ano de 2021. Dentre os que enviaram suas mensagens, estão as jornalistas jornalistas Maíra Lemos e Roberta Zampetti.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade