Publicidade

Estado de Minas TRÂNSITO

Alto número de mortes é um alerta para a importância da responsabilidade no trânsito

A campanha Maio Amarelo 2021 tem como proposta gerar reflexão em motoristas sobre dirigir com consciência


postado em 20/05/2021 23:56 / atualizado em 20/05/2021 23:56

(foto: Twitter/Corpo de Bombeiros de São Paulo/Reprodução)
(foto: Twitter/Corpo de Bombeiros de São Paulo/Reprodução)
Fruto de uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, a campanha de conscientização Maio Amarelo, visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. No Brasil, só em 2019, foram 31.945 vidas perdidas e, no mundo todo, o impressionante número de 1,35 milhões a cada ano.

O último balanço apresentado pelo Ministério da Saúde reforça a importância e a efetividade de medidas preventivas. Fato visível nos números apresentados que, apesar de elevados, representam o índice mais baixo desde 2001, fato que pode estar relacionado ao surgimento do movimento ainda em 2014.

> Leia mais: Projeto Zona 30, da BHTrans, chega ao bairro Santa Tereza

A campanha de 2021 conta com cerca de 23 peças publicitárias e foi denominada de "Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito". A proposta é gerar reflexão e responsabilizar os motoristas sobre a importância de dirigir com consciência. O objetivo é não só colocar o tema em pauta, mas também, estimular a participação não só da população, mas de empresas, governos e entidades.

Rosemary Moura, diretora financeira da Assovemg (Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Minas Gerais)(foto: Renato Matos/Divulgação)
Rosemary Moura, diretora financeira da Assovemg (Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Minas Gerais) (foto: Renato Matos/Divulgação)
Para Rosemary Moura, diretora financeira da Assovemg (Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Minas Gerais), o trabalho de conscientização é fundamental para mudar este cenário. "Se cada motorista fizer a sua parte teremos um trânsito mais seguro e menos estressante para todos. A Assovemg não só apoia o movimento como atuará em parceria com o Detran-MG na divulgação das campanhas entre seus associados e também por meio de nossas redes sociais" conta.

Daniel Damião, supervisor de desenvolvimento de produto e design da marca de equipamentos de segurança para motociclistas X11(foto: Divulgação)
Daniel Damião, supervisor de desenvolvimento de produto e design da marca de equipamentos de segurança para motociclistas X11 (foto: Divulgação)
As motos também figuram entre os números mais relevantes. Segundo dados do ministério da Saúde publicados em abril, os motociclistas são os que mais morrem em acidentes de transportes relacionados ao trabalho. As mortes em acidentes com motos representam 21,3% (3.296 registros­) dos 15.511 acidentes de trabalho fatais entre 2011 e 2020.

Daniel Damião, supervisor de desenvolvimento de produto e design da marca de equipamentos de segurança para motociclistas X11, conta que a empresa adotou testemunhais de pilotos que se acidentaram como mote da campanha Maio Amarelo e alerta para a importância da escolha de equipamentos adequados: "O número de pessoas que buscam a motocicleta não só como um lazer, mas como um meio de trabalho, tem aumentado de forma relevante. Consequentemente temos visto um aumento crescente na procura por acessórios neste segmento, resultado da conscientização em relação à importância de se proteger e pilotar de uma forma defensiva", diz.

Disponibilizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, a campanha de 2021 tem o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), ligada ao sistema CNT (Confederação Nacional do Transporte) como apoiador central. Por meio do site www.maioamarelo.com é possível apoiar o movimento e conhecer um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade