Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Tecnologia ajuda a prevenir acidentes domésticos com crianças e idosos

Especialista em segurança eletrônica dá dicas de equipamentos que podem ser instalados em casa e controlados pelo celular


postado em 22/02/2022 23:08

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
No mundo todo, os acidentes domésticos ameaçam sobretudo crianças e idosos. Queimaduras, quedas - do sofá, de janelas, lajes, etc -, intoxicações e disparos acidentais de armas de fogo são as principais causas de hospitalização na faixa etária de 0 a 14 anos no Brasil, segundo a ONG Criança Segura, que monitora os dados do Datasus, do Ministério da Saúde. Já para cada três indivíduos com mais de 65 anos, um sofre uma queda anualmente, e um em cada 20 idosos que caiu, sofreu uma fratura ou precisou ser internado, conforme aponta o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), do Ministério da Saúde.

Recursos tecnológicos podem ajudar pais, responsáveis, familiares e cuidadores na prevenção de acidentes e na promoção de um ambiente domiciliar mais seguro. O especialista em segurança eletrônica, Renato Arcanjo, supervisor técnico da Loja Elétrica, de Belo Horizonte, explica alguns deles:

Sensor de movimento WiFi: "Trata-se de um produto muito eficiente e de custo relativamente baixo, que pode ser fixado no ambiente de interesse. Basta conectá-lo pela própria rede WiFi e baixar o aplicativo do instalador no smartphone. Supondo que o sensor tenha sido colocado na cozinha e uma criança tenha entrado sozinha, o usuário receberá uma notificação com a data e o horário dessa movimentação em tempo real, em seu celular. Pensando em um idoso que more sozinho, o sensor pode ser colocado no corredor da casa e quando ele se movimentar, o filho receberá a informação. Isso ajuda a monitorar qualquer movimento atípico, por exemplo", ilustra.

Sensor de porta aberta WiFi: "Simples de configurá-lo, é instalado em uma porta ou janela que o usuário deseje monitorar. Assim que alguém abre a porta ou a janela, uma notificação chega ao smartphone com a data e o horário", informa.

Botão sem fio: "Este equipamento é vinculado a um sistema de automação residencial e vem com um colar, podendo ser colocado no pescoço. Após ser configurado no sistema de automação, por meio de um smartphone, sempre que alguém apertar o botão sem fio, uma ou mais de uma pessoa receberão uma notificação em seu celular. Por ser um produto pequeno e discreto, imagine um idoso que passe mal, ou se encontre em alguma outra situação de perigo, sem tempo hábil de recorrer ao celular ou telefone fixo para pedir socorro. Bastará ele apertar o botão sem fio que a informação chegará ao celular do familiar. Outra situação: uma criança que acidentalmente fique presa em um quarto, sem telefone, sem comunicação. Com este botão, poderá acionar seus pais, que irão receber uma notificação de caráter de emergência", relata.

Câmera WiFi monitorada por aplicativo: "Com ela é possível monitorar os ambientes, acessar a residência remotamente através do smartphone, gravar as imagens e ter acesso ao áudio em que a câmera está instalada. Outro recurso bastante interessante dessa câmera é a detecção do choro de bebê. Imagine que o bebê comece a chorar estando sob os cuidados de um parente ou uma babá, enquanto os pais estão fora de casa. Através do áudio bidirecional, os pais conseguem falar com o bebê do celular, de onde estiverem", afirma.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade