Publicidade

Estado de Minas CULTURA

Livro físico poderá dar direito à versão digital

Isso consta de um projeto em análise na Câmara


postado em 20/11/2018 17:40 / atualizado em 20/11/2018 17:31

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3347, de 2015, do deputado Ezequiel Teixeira (SD-RJ), que pretende obrigar editoras e distribuidoras a disponibilizar, sem custo adicional, a versão digital de livro físico adquirido pelo consumidor identificado na nota fiscal.

O texto prevê multa de R$ 1,5 mil em caso de descumprimento da norma, sem prejuízo de danos morais ou materiais.

O relator da proposta, deputado federal Celso Pansera (PT-RJ), recomendou a aprovação. Ele apresentou emenda para ressalvar que a obrigatoriedade prevista na futura lei será exigida "desde que a editora já possua disponível e autorizada tal obra em formato digital". Conforme o relator, isso é necessário porque, segundo o Censo do Livro Digital, 63% das editoras brasileiras ainda estão fora desse mercado.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovada sem ressalvas, poderá seguir para análise no Senado.

(com Agência Câmara Notícias)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade