Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES OAB

Três chapas na disputa

Cerca de 70 mil advogados mineiros vão às urnas, amanhã, para escolher quem vai comandar a seção mineira da Ordem dos Advogados do Brasil para o triênio 2019/2021


postado em 23/11/2018 11:40 / atualizado em 23/11/2018 14:06

(foto: Google Street View/Reprodução)
(foto: Google Street View/Reprodução)

A briga pelo comando de uma entidade que representa cerca de 124 mil profissionais – entre advogados, estagiários e suplementares – promete ser acirrada. Três chapas concorrem à eleição:  OAB Vanguarda, OAB Mais Forte e Nova OAB. Na disputa pela presidência, três nomes de peso na entidade: o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), Sérgio Murilo Braga (OAB Vanguarda), o ex-presidente Raimundo Cândido Júnior (OAB Mais Forte) e Sérgio Leonardo (Nova OAB) – tesoureiro da atual gestão.

A única chapa declaradamente de oposição é aquela encabeçada por Sérgio Murilo Braga, que tem ainda Eliseu Marques de Oliveira como indicado a vice. Doze anos depois de ser derrotado na eleição para o cargo, o advogado Sérgio Braga diz que os tempos agora “são outros” e sua candidatura foi construída a partir de um amplo debate com a categoria. As propostas da chapa incluem a redução do valor da anuidade paga pelos advogados para exercer a profissão, com a implementação de programas de receitas alternativas e unificação de setores da CAA e da OAB, além da ampliação do mercado de trabalho.

Aos 67 anos, Raimundo Cândido pode chegar ao quinto mandato na presidência da Ordem, caso seja eleito pela categoria. Afastado da direção a entidade há nove anos, o advogado diz que apresenta seu nome para a disputa por uma “imposição dos colegas”.  Entre as mudanças que ele promete fazer na entidade está um maior entrosamento entre a OAB e a Caixa de Assistência dos Advogados – que segundo ele não existiu nos últimos anos. A chapa de Raimundo Cândido apresenta como vice a advogada Helena Delamônica, que tenta a reeleição. A chapa ainda tem o atual presidente, Antônio Fabrício, indicado para conselheiro federal.

Com o discurso de necessidade de renovação no comando da entidade, Sérgio Leonardo se apresenta como uma terceira via na eleição. “A advocacia, assim como a sociedade, quer dar oportunidade às novas gerações, para que elas possam também dar a sua contribuição”, diz. Tanto que fez questão de incluir na chapa um colega do interior: o candidato a vice é Gustavo Chalfun, atuante na área empresarial em Varginha, no Sul do estado. Os dois já tem experiência juntos na atual gestão: Sérgio é tesoureiro, enquanto Chalfun ocupa a secretaria-geral da Ordem.

A eleição será amanhã, das 8h às 17h, e apenas advogados em dia com a entidade podem votar. A chapa inclui seis diretores, seis conselheiros federais (entre titulares e suplentes) e sete diretores da CAA (também incluindo suplentes).

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade