Publicidade

Estado de Minas BH

Decoração natalina da Praça da Liberdade é inaugurada debaixo de tempestade

As luzinhas seguem iluminando um dos principais cartões postais da cidade até o dia 6 de janeiro


postado em 07/12/2018 17:38 / atualizado em 07/12/2018 17:42

Neste ano, o tema da decoração é Músicas de Minas, uma homenagem ao Projeto de Registro de Patrimônio e Material das Violas de Minas(foto: Instagram/cemigenergia/Reprodução)
Neste ano, o tema da decoração é Músicas de Minas, uma homenagem ao Projeto de Registro de Patrimônio e Material das Violas de Minas (foto: Instagram/cemigenergia/Reprodução)

A decoração de natal da Praça da Liberdade foi ofuscada pela tempestade que desabou sobre a capital mineira no início da noite desta quarta-feira. Mas os belo-horizontinos terão tempo de sobra para conferir. Tradicionalmente, as luzinhas seguem iluminando um dos principais cartões postais da cidade até o dia 6 de janeiro.

Neste ano, o tema da decoração é Músicas de Minas, uma homenagem ao Projeto de Registro de Patrimônio e Material das Violas de Minas, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). Quem venceu o concurso para a empreitada de enfeitar a praça foi a arquiteta Cristiana Rodrigues Cláudio, de Nova Lima, na Grande BH.

Além de conferir a ornamentação, o público poderá analisar as melhorias pelas quais o lugar passou durante seis meses em que esteve fechado. "A última reforma foi há mais de 20 anos. A praça volta, agora, com todo o seu esplendor", afirmou Ângelo Oswaldo, secretário de estado de cultura, antes do temporal, mas munido de guarda-chuva. "O patrimônio não é apenas um prédio monumental, mas um espaço de vivência, de compartilhamento".

Nova adotante

Sai Vale, entra MRV Engenharia. A construtora mineira é quem irá adotar a Praça da Liberdade pelo próximo ano, com a possibilidade de renovação por mais quatro. Por 27 anos, a mineradora cuidou da limpeza e da manutenção do paisagismo de um dos principais cartões postais da cidade. PBH e Vale, no entanto, não entraram em acordo, por isso, a administração municipal começou a sondar outras empresas de grande porte para assumir a empreitada. No final de novembro, convidaram a MRV. "Já adotamos várias praças e canteiros centrais da cidade. E, agora, é com muita honra que cuidaremos da Praça da Liberdade", diz Hudson Andrade, diretor de desenvolvimento imobiliário da MRV. De acordo com o diretor, o valor estimado do custo mensal de manutenção da praça é de R$ 100 mil reais.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade