Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS

Volume de lixo domiciliar caiu 22% em BH após chegada da pandemia de covid-19

Levantamento mostra que, entre 10 capitais, Belo Horizonte teve a maior redução desse tipo de resíduo nos últimos 30 dias


postado em 24/04/2020 02:01 / atualizado em 24/04/2020 02:07

Coleta de lixo foi reduzida em 50% em Belo Horizonte nos últimos dias. A produção de lixo domiciliar registrou queda de 22% desde a chegada do novo coronavírus(foto: SLU/Flickr PBH/Domínio Público)
Coleta de lixo foi reduzida em 50% em Belo Horizonte nos últimos dias. A produção de lixo domiciliar registrou queda de 22% desde a chegada do novo coronavírus (foto: SLU/Flickr PBH/Domínio Público)
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) mostra que, entre março e abril, houve uma queda de 10% a 22% no volume de lixo produzido nas residências do país, pelo menos em 10 capitais.
O levantamento contou com dados dos serviços de coleta de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza, Manaus, Recife, Porto Alegre e Natal.

A pesquisa aponta que houve redução de lixo residencial em todas essas metrópoles, onde se destaca BH, que lidera o ranking de diminuíção desse tipo de resíduo. Levando em consideração todo o território da capital mineira, a queda registrada foi de 22%. Outro dado interessante é que, no período levantado, o serviço de coleta foi reduzido em 50% na cidade.

De acordo com a Abes, a diminuição de lixo residencial está diretamente ligada a, principalmente, dois fatores: o regime de isolamento social e a quantidade menor de estabelecimentos comerciais abertos, fazendo com que a população consuma menos.

(Com informações da Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade