Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS

Kalil não aumenta flexibilização do comércio em BH

Índices mantêm a cidade na zona vermelha e prefeito critica ações do governo do Estado


postado em 19/06/2020 17:01

Alexandre Kalil:
Alexandre Kalil: "Quando fechamos a cidade, sofremos duras críticas, inclusive do governo do Estado. Agora querem ensinar o Padre Nosso ao vigário, como falamos aqui em Minas?" (foto: Amira Hissa/PBH/Divulgação)
O prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciou que a administração municipal não irá aumentar a flexibilização do comércio em Belo Horizonte. Continua tudo como está, pelo menos por enquanto. Shoppings, academias, bares e restaurantes, por exemplo, continuam fechados. Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (19), Kalil aproveitou para criticar o governo estadual. Nesta semana, o governador Romeu Zema disse que teme o "estrangulamento do sistema de saúde" mineiro em 30 dias, caso o avanço da pandemia no estado se mantenha no ritmo atual. "Estamos em guerra. Falo isso desde março. Eles (o governo estadual) descobriram agora, em junho, que estamos em guerra?", afirmou Kalil. "Quando fechamos a cidade, sofremos duras críticas, inclusive do governo do Estado. Agora querem ensinar o Padre Nosso ao vigário, como falamos aqui em Minas?"

O prefeito não descartou um retrocesso na flexibilização, nas próximas semanas. "Se a máscara continuar n queixo, se os churrascos continuarem sendo feitos, se as reuniões continuares sendo feitas, não temos problema nenhum em fechar a cidade", disse. O índice que mais preocupa a administração municipal é a taxa de ocupação de leitos de UTI destinado a pacientes com Covid-19, atualmente em 74%, o que é considerado preocupante. A taxa de transmissão da doença está em 1.13 (em atenção) e a ocupação de leitos de enfermaria, em 62% (também em atenção). Os três índices são levados em conta na decisão de abertura ou não de novos comércios na cidade.
O secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, ressaltou que o isolamento é, mais do que nunca, essencial.  Segundo ele, as pessoas podem transmitir a doença por até 72 horas antes de os primeiros sintomas aparecerem. "Muita gente acha que por estar sem sintoma pode quebrar o isolamento, mas não é assim."

Jackson Machado disse que foi surpreendido pelo post de um deputado estadual, que teria disponibilizado 10 milhões de reais em emendas para a saúde de Belo Horizonte. "Achei estranho porque a Assembleia Legislativa destinou cerca de 18 milhões de reais", disse. Jackson Machado contou que foi checar e descobriu que esse deputado tinha destinado pouco mais de 200 mil reais para o combate ao novo coronavírus. "Queria que ele me falasse onde estão os outros mais de 9 milhões que eu vou lá buscar." Apesar o secretário não falar o nome do deputado estadual, a crítica foi direcionada ao radialista João Vitor Xavier (Cidadania), que publicou um twitter na última quinta (dia 18) falando das emendas que teria conseguido aprovar. 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade