Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS

Comércio de BH continuará fechado na próxima semana

Reabertura depende de melhorias em índices relacionados à Covid-19


postado em 31/07/2020 16:12

Belo Horizonte segue com comércio fechado devido à pandemia do novo coronavírus(foto: Breno Pataro/Flickr PBH)
Belo Horizonte segue com comércio fechado devido à pandemia do novo coronavírus (foto: Breno Pataro/Flickr PBH)
A expectativa era grande por parte dos comerciantes e empresários - e também dos moradores. Mas apesar de a prefeitura ter anunciado nesta sexta (31/7) mudanças nas fases de reabertura da capital mineira, não será nesta segunda que a quarentena será flexibilizada. Por enquanto, continuamos na chamada fase de controle, em que só funcionam os estabelecimentos tidos como essenciais, para conter a disseminação do novo coronavírus. Quando os índices de contaminação e ocupação dos leitos de enfermaria e UTI permitirem, a abertura irá avançar.

Uma queixa constante das entidades que representam os estabelecimentos comerciais é em relação à abertura de novos leitos de UTI, considerada insuficiente. Sobre isso, o secretário de Saúde, Jackson Machado, explicou que a prefeitura não abre leitos para ficarem ociosos. "A cada 10 leitos abertos, precisamos de 70 pessoas. Não vamos abrir 30 leitos, contratar 210 pessoas, para não serem usados. Temos respeito pelo dinheiro público. Quando forem necessários mais, vamos abrir", declarou.

Veja como a Prefeitura de Belo Horizonte dividiu as ondas de flexibilização:

  • Fase 1 - pode reabrir, com restrição de horário, todo o comércio varejista, cabeleireiros, manicure, shoppings, galerias e atividades no formato drive-in

  • Fase 2 - reabrem, também com restrição de horário, parques públicos, museus e bares, restaurantes e lanchonetes (inclusive com venda de bebida alcóolica) de sexta a domingo a partir das 17h

  • Fase 3 - academias, clubes sociais, eventos e clínicas de estética

Não há previsão para abertura de cinemas, teatros, escolas e feiras de rua

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade