Publicidade

Estado de Minas TRÂNSITO

Projeto Zona 30, da BHTrans, chega ao bairro Santa Tereza

Sistema determina que veículos devem trafegar com velocidade máxima de 30 km/h em algumas vias, visando melhor a mobilidade e segurança de pedestres e ciclistas


postado em 18/05/2021 16:00 / atualizado em 20/05/2021 14:45


Em meio ao movimento deste ano, as ruas Paraisópolis, Dores do Indaiá, Conselheiro Rocha, Divinópolis e Silvianópolis, e a Praça Joaquim Ferreira da Luz, no tradicional bairro Santa Tereza, na região leste de Belo Horizonte, estão recebendo intervenções urbanas para se transformar em mais uma área Zona 30, projeto da BHTrans que prevê o estabelecimento de vias com velocidade máxima de 30km/h para veículos, priorizando pedestres e ciclistas, principalmente quem tem mobilidade reduzida, como os idosos.

As intervenções em Santa Tereza fazem parte do projeto Ecozona que está requalificando o local para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. As atividades incluem, ainda, a construção de mobiliário urbano, como bancos, mesas e palco para apresentações artísticas e instalação de projeto paisagístico.

A qualidade do ar será medida em dois pontos na região, durante três semanas: na Praça Joaquim Ferreira da Luz e na Rua Paraisópolis, 887. A medição está sendo possível por meio de dois aparelhos, sendo um deles doado para Belo Horizonte pelo instituto alemão Wuppertal e o outro emprestado pelo laboratório FabLab, do centro universitário Newton Paiva.

Pinturas especiais e ciclofaixa nas ruas de Santa Tereza

Uma das intervenções que promete despertar a atenção de quem passa pela Zona 30 do bairro Santa Tereza é uma pintura no solo no cruzamento das ruas Divinópolis e Silvianópolis, feita pela artista plástica Clara Valente.

Como parte do projeto, já foi implantada pela BHTrans a ciclofaixa no viaduto da Rua Paraisópolis, ligando o bairro Santa Tereza à ciclovia Leste/Oeste na Av. dos Andradas. A estrutura cicloviária prossegue como via compartilhada com os ciclistas pelas ruas Dores do Indaiá e Conselheiro Rocha, até a Praça Joaquim Ferreira da Luz, oferecendo mais segurança para a circulação das bicicletas.

(Com informações da BHTrans)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade