Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

44% dos jovens brasileiros acessam a internet apenas no celular

O número é ainda maior no público de baixa renda


postado em 18/09/2018 15:40 / atualizado em 18/09/2018 14:53

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Segunda a pesquisa TIC Kids Online, realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) e divulgada nesta terça, dia 18 de setembro, o número de crianças e adolescentes que usa a internet apenas pelo celular cresceu. O percentual de jovens de 9 a 17 anos que acessa a rede somente pelo dispositivo móvel chegou a 44% entre novembro de 2017 e maio de 2018. No levantamento anterior, com dados de 2016, o índice era de 37%.

O estudo aponta que 85% da população nessa faixa etária utilizou a internet ao menos uma vez em três meses, um total de 24,7 milhões de crianças e adolescentes. Em movimento complementar, o uso do computador como forma de acesso à rede tem caído, de 60% na pesquisa anterior para 53% na atual.

A televisão ganhou importância, subindo de 18% para 25%. Para Alexandre Barbosa, gerente Cetic.br, essa expansão acompanha "um movimento da indústria" de oferecer novos produtos. "O surgimento das televisões inteligentes que já vêm com um conjunto de aplicativos", ressalta Barbosa, em entrevista para a Agência Brasil.

O acesso pela internet somente pelo celular é maior nas classes de renda mais baixa, D e E, nas quais houve um aumento de 61% no estudo anterior para 67%. Na classe C, esse uso exclusivo é de 43% e nas classes A e B, de apenas 15%. Esse tipo de acesso também é maior no norte (59%) e menor no sudeste (39%).

Segundo o pesquisador Fábio Senne, do Cetic.br, o uso da rede apenas pelo celular está ligado à falta de infraestrutura de conexão e a dificuldades econômicas das famílias. "Há fatores que têm a ver não só com a conectividade, mas também com questões de renda e nível sociodemográfico que explicam a opção pelo celular. Nos dá a entender que especialmente nas faixas de maior renda da população a opção é sempre pelo uso de celular e outros dispositivos", explica.

Alexandre Barbosa lembra que o acesso feito unicamente por dispositivos móveis tem limitações: "O uso exclusivo pelo celular traz algumas limitações no que diz respeito ao desenvolvimento de novas habilidades digitais".

Notícias e política

Pouco mais da metade dos jovens (51%) disse que lê notícias online. O índice é menor do que os que usam a internet para trabalhos escolares (76%). Porém o percentual é maior entre os adolescentes de 15 a 17 anos, chegando a 67%. Nessa faixa etária também é maior o número de jovens que fala sobre política (23%), enquanto no público geral é de 12%.

Em 12 meses, 39% das crianças e adolescentes disseram ter visto alguém ser discriminado na internet. O percentual chega a 54% na faixa de 15 a 17 anos. O preconceito por cor ou raça é o mais relatado (26%), seguido pelo de aparência física (16%) e pelo da opção sexual (14%).

Para elaboração do estudo, foram entrevistadas 3,1 mil jovens e 3,1 mil responsáveis.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade