Publicidade

Estado de Minas INVERNO

Não se esqueça da manutenção do aquecedor

Cor da chama é um dos principais indícios de problemas


postado em 03/05/2019 14:50 / atualizado em 23/05/2019 16:26

Cuidar corretamente dos aquecedores à gás é essencial para a saúde e para o bolso(foto: Pixabay)
Cuidar corretamente dos aquecedores à gás é essencial para a saúde e para o bolso (foto: Pixabay)
Com a proximidade da estação mais fria do ano, o inverno, se você tem um aquecedor a gás é bom ficar atento à manutenção do aparelho. Isso porque a falta de cuidados com esse tipo de equipamento pode causar mal funcionamento, prejuízos financeiros e, até mesmo, danos à saúde.

"Pelo menos uma vez ao ano, é preciso fazer a limpeza e regulagem dos aquecedores. O gás que queima dentro deles durante o uso pode deixar resíduos nos bicos injetores, danificando a parte eletrônica e entupindo os bicos. Sendo assim, o consumo de gás vai aumentar e alterar a temperatura do banho, por exemplo", alerta Elias do Amaral, da MaxiBanho.

Ainda segundo o especialista, os aquecedores apresentam sinais de que estão com algum tipo de problema, sendo o principal deles a cor da chama. Ela deve permanecer azul independente da potência em que o equipamento está programado. Caso contrário, o aparelho deve ser verficado.

Elias do Amaral também recomenda que os aquecedores sempre sejam instalados em locais arejados, como áreas de serviço, pois a falta de ventilação pode provocar superaquecimento e alta concetração de monóxido de carbono, ocasionando danos à saúde.

O especialista da MaxiBanho também dá dicas quanto à limpeza e a segurança dos aquecedores: "Durante a faxina da casa, é indicado que um pano com água seja passado na caixa para manter o equipamento limpo. Vale lembrar, ainda, que o uso de produtos inflamáveis próximo ao aquecedor não é recomendado", diz.

*Com assessoria da MaxiBanho

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade