Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Já ouviu falar em meditação mindfulness?

A técnica pode contribuir para uma alimentação mais saudável e melhorar a qualidade do sono


postado em 03/02/2020 23:55 / atualizado em 06/02/2020 00:04

O mindfulness desenvolve habilidades para fazer com que o praticante, de fato, esteja presente em cada situação cotidiana, sem distrações, alcançando a atenção plena(foto: Pixabay)
O mindfulness desenvolve habilidades para fazer com que o praticante, de fato, esteja presente em cada situação cotidiana, sem distrações, alcançando a atenção plena (foto: Pixabay)
As férias chegaram ao fim e, para muitos, essa é a hora de começar a colocar em prática todos aqueles planos que costumamos fazer para o ano novo. Entre eles, é comum o desejo de trocar velhos hábitos por um estilo de vida mais saudável, com alimentação equilibradaatividade física, mais horas de sono, menos tempo de telas.

Quem pode ajudar nesse propósito, que parece simples, mas pode ser muito complicado é o mindfulness. A técnica  reúne práticas de meditação capazes de nos deixar menos ansiosos e mais focados nos nossos objetivos. Como? O mindfulness desenvolve habilidades para fazer com que o praticante, de fato, esteja presente em cada situação cotidiana, sem distrações. A ideia é que aos poucos se alcance maior controle das emoções e, assim, mais equilíbrio no dia a dia. Veja sete perguntas que fizemos para a psicóloga, especialista em mindfulnessRenata Neto.

A psicóloga, especialista em mindfulness, Renata Neto:
A psicóloga, especialista em mindfulness, Renata Neto: "É uma prática que contribui para trazermos gentileza para todos os momentos desafiantes da vida" (foto: Arquivo pessoal)
1) O que é a meditação mindfulness?

De forma sucinta podemos definir o mindfulness como estar presente, consciente do momento, de forma intencional, sem julgamentos. Pode parecer redundante, mas é uma forma de estarmos presentes no momento presente, sem desejar estar em outro lugar, sem ruminar o passado ou ansiar pelo futuro. Uma das formas de desenvolver essa habilidade é através das práticas de meditação.   

2) Como essa técnica  pode nos ajudar a colocar em prática nossos planos para o ano novo?  A ter mais foco, não perder os propósitos ao longo do caminho?

O mindfulness é uma prática que contribui  para trazermos gentileza para todos os momentos desafiantes da vida; momentos de tristeza e dificuldades fazem parte da vida de todos nós, portanto, não conquistar uma meta, não tem que ser visto como um problema, ou um fracasso. Isso faz parte da vida. É impossível termos tudo.  Fazemos escolhas o tempo todo, ao fazer uma escolha,  abrimos mão de inúmeras outras opções. Quando se fala em foco e metas, praticar atenção plena nos ajuda a nos manter conectados com nossos princípios e valores, identificando o que realmente faz sentido, e assim avaliar a melhor forma de alcançar o que queremos, sem nos ferir e sem ferir outras pessoas, entendendo os desafios do caminho com gentileza e aceitação para superá-los.

3) Ter uma dieta mais equilibrada é o desejo de muitos. Essa prática meditativa pode nos ajudar a ter mais atenção no momento da alimentação?

Quando se fala em técnica estamos nos referindo às práticas de meditação Mindfulness que nos convidam a trazer a nossa atenção para as sensações presentes no corpo, como a respiração, ou o toque da roupa na pele; observar os nossos pensamentos chegando e indo embora; observar os sons do ambiente... Enfim, são diversas âncoras que podemos usar para trazer a nossa atenção para o presente. À medida que treinamos essa habilidade,  nos tornamos mais presentes em tudo, o que proporciona também uma maior atenção ao momento da alimentação. Podemos escolher na hora da alimentação prestar atenção nos alimentos, observando cores, texturas, cheiros e sabores, e da mesma forma observar a nossa fome antes, durante e após a refeição, bem como perceber as emoções e pensamentos presentes nesses momentos.

4) A meditação é um estímulo para abandonar o celular no momento das refeições?

Isso é uma construção que a prática pode trazer ao percebermos os benefícios que estar presente na hora das refeições nos traz. Se estou usando o celular, não tenho como ter atenção à refeição, e vice-versa. Precisamos parar com esse comportamento e ideia de ter que fazer várias coisas ao mesmo tempo. Qual a dificuldade de parar durante alguns minutos para fazer uma refeição, e apenas isso?

5) O que seria o "mindful eating"?

Mindful Eating é o comer consciente, comer com atenção plena. É trazer para o momento atenção, intenção, curiosidade, abertura... E nesse caso essas habilidades podem ser trabalhadas dentro de protocolos específicos de Mindful Eating, que utilizam práticas de meditação aliadas a um trabalho de psicoeducação para uma nova forma de se relacionar com a comida e a alimentação.

6) E para dormir melhor e ter mais disposição para atividades como um esporte ou caminhada? Como o mindfulness pode entrar em cena?

A disposição e uma melhor qualidade do sono são benefícios percebidos por quem prática Mindfulness. Benefícios descritos em pesquisas científicas e aleatórias, de pessoas que compartilham sua experiência. Se estou presente no momento, sem sofrer com o passado, ou imaginando coisas que podem acontecer no futuro, fico muito mais disposto a fazer o que estou fazendo no momento. Da mesma forma, se não entro no looping de pensamentos que muitas vezes nos assolam na hora de dormir, com certeza vamos dormir mais rápido e melhor.

7) E dá para aproveitar o momento da caminhada, por exemplo, para fazer uma meditação em movimento?

Com certeza! Ao levar a atenção para a respiração durante uma atividade, percebendo as  mudanças da respiração ao longo da atividade; ou observando os músculos envolvidos naquele exercício... A prática das atividades se torna muito mais consciente assim.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade