Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS

Doutora Filó explica como falar com as crianças sobre o novo coronavírus

A pediatra ressalta a importância de afeto, da rotina e da mensagem de esperança de que o isolamento vai passar


postado em 28/04/2020 01:16 / atualizado em 28/04/2020 16:30


A pediatra Filomena Camilo do Vale, conhecida como doutora Filó, tem visto crianças ansiosas e pais esgotados em sua clínica. De fato, a quarentena não é simples para quem precisa cuidar de crianças, da casa, do trabalho, tudo ao mesmo tempo e sem rede de apoio. Não é fácil para os pais nem para os filhos. Segundo dra. Filó,  médica diarista do CTI pediátrico da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, o importante é explicar a situação claramente para os filhos - de forma adequada para cada idade -, tentar levar o momento com leveza e dar uma mensagem de esperança: de que é importante estar em casa agora, mas que tudo isso vai passar.

Em entrevista a Encontro, a médica fala sobre como abordar a pandemia em cada faixa etária, sobre a importância de que os pais estejam bem para cuidarem bem dos filhos, e sobre como driblar a quantidade de tempo de tela a que os pequenos têm estado submetidos e indica programações de qualidade para quando a tela for realmente necessária. E dá a dica: o segredo é levar um dia de cada vez.

Links citados por ela na entrevista podem ser acessados nos sites das Sociedades Mineira Brasileira de Pediatria.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade