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Emprego - 6 habilidades e competências mais valorizadas por recrutadores

Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, destacar-se em meio a tantos candidatos parece uma tarefa difícil, sobretudo, quando se tem pouca ou nenhuma experiência profissional


postado em 11/08/2021 15:42 / atualizado em 13/08/2021 12:59

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
Existem algumas habilidades e competências importantes que podem te ajudar a se sobressair durante um processo seletivo e até mesmo durante a entrevista com um recrutador.

Pensando nisso, separamos a seguir 5 habilidades e competências indispensáveis e mais valorizadas por empresas e recrutadores na hora de analisar um currículo e o perfil de um candidato.

6 habilidades e competências mais valorizadas para destacar no seu currículo

1) Criatividade e inovação

Duas habilidades inter-relacionadas, a criatividade e a inovação estão relacionadas à capacidade de propor soluções inovadoras para problemas já existentes. As empresas hoje estão em busca de profissionais que tragam novas perspectivas diante de situações desafiadoras, usando seus conhecimentos para fazer as perguntas certas e, assim, encontrar soluções cada vez mais eficientes, diferenciadas e econômicas do que as já conhecidas e/ou utilizadas.

2) Comunicação

Uma boa comunicação é essencial para qualquer tipo de trabalho que venha a desenvolver. Saber transmitir claramente suas ideias, seja por escrito ou verbalmente, é uma habilidade muito valorizada pelas empresas. Além disso,  um bom comunicador é, sobretudo, um bom ouvinte.Uma dica, para impressionar seu recrutador antes mesmo da entrevista, é demonstrar seu domínio da linguagem já nos primeiros contatos com a empresa de interesse, portanto, tome alguns cuidados no momento de elaborar seu currículo, use uma linguagem mais formal e evite erros de ortografia, a organização das informações também é muito importante, existem modelos de CV que te ajudam a estruturar as informações e garantem a clareza da sua mensagem.

3) Espírito de equipe

Saber trabalhar em equipe e ajudar seus colegas é outra habilidade apreciada pelas empresas, isso porque a capacidade de trabalhar colaborativamente em prol de um mesmo objetivo, respeitando o papel e as ideias de cada membro do grupo é fundamental para o alcance de bons resultados organizacionais, além de estimular o crescimento e troca de conhecimento no grupo.

4) Pensamento crítico

Cada vez mais importante para as empresas, esta habilidade está relacionada à capacidade de prever e analisar diferentes cenários e, assim, buscar soluções para diferentes desafios. Isto porque o profissional dotado de pensamento crítico é capaz de compreender a origem dos problemas e, assim, propor resoluções cada vez mais eficazes e econômicas para a empresa.

5) Inteligência emocional

Importante não apenas na área profissional, a inteligência emocional refere-se a habilidade para gerenciar e compreender suas emoções. O ambiente laboral é, naturalmente, caótico, tenso e estressante, por isso, as empresas valorizam cada vez mais profissionais capazes de equilibrar suas emoções e manter o foco diante de situações conflitantes.

6) Gerenciamento de tempo

O tempo é um recurso precioso dentro das empresas, por isso, as empresas valorizam cada vez profissionais capazes de gerenciar seu tempo e obter alta performance, com o uso máximo de suas habilidades. Gerenciar seu tempo, basicamente, significa saber planejar e controlar conscientemente a quantidade de tempo gasto em cada atividade, para assim otimizar ao máximo sua eficiência, efetividade e produtividade.

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