Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Ainda tem dúvidas na hora de entregar o Imposto de Renda?

Confira quem precisa declarar, o que acontece se não declarar, quando começa a restituição e muito mais


postado em 29/04/2019 15:18 / atualizado em 29/04/2019 17:42

Quem não declara o imposto de renda pode pegar até dois anos de prisão.(foto: Pixabay)
Quem não declara o imposto de renda pode pegar até dois anos de prisão. (foto: Pixabay)
Amanhã (30) é o último dia para a entrega da declaração do Imposto de Renda. Os contribuintes que não entregarem os documentos no prazo estarão sujeitos a multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com um valor mínimo de R,74. Embora as declarações possam ser enviadas até às 23h59, não deixe para última hora pois o sistema da Receita Federal pode ficar congestionado por causa da demanda.

Para te ajudar a não se complicar com o leão, separamos algumas das dúvidas mais frequentes na hora de declarar o Imposto de Renda.
 
Quem precisa e quem não precisa declarar

O que acontece se eu não declarar
O não pagamento do Imposto de Renda implicará na pendência de regularização do CPF do contribuinte. Ou seja, ele não conseguirá pegar empréstimos, tirar passaportes, prestar concursos públicos e se matricular em uma universidade até regularizar a sua situação com a receita. Quem não paga os impostos também pode ser julgado pelo crime de sonegação fiscal, com pena de detenção (seis meses a dois anos) e multa de duas a cinco vezes o valor do tributo. 
 
 

Quando começa a restituição

A restituição do Imposto de Renda será paga em 7 lotes, começando no dia 17 de junho. Os primeiros contribuintes a enviar os dados para a Receita possuem mais chance de receber o valor nos primeiros lotes. Você pode conferir o seu lote através do site da Receita.

Em caso de erro, como retificar

O contribuinte que enviar a declaração pode corrigir eventuais erros cometidos no preenchimento. Para retificar, basta abrir o programa usado para declarar o Imposto de Renda, abrir o documento enviado, selecionar a opção "Declaração Retificadora" e realizar a correção. Depois do término do período de entrega, as retificações só poderão ser feitas nas declarações que não tenham caído na malha fina.
 
 

Como importar os dados da declaração de 2018

Você pode poupar o trabalho de preencher alguns documentos importando os dados da declaração de Imposto de Renda do ano anterior. Para isso, abra o programa Carnê Leão 2018, selecione a opção "exportar para o IRPF 2019" e salve o arquivo. Em seguida, vá para o programa de 2019, abra a aba "importações", clique na opção "carnê-leão 2018" e selecione o arquivo salvo.

Como declarar aluguel no imposto

No caso das pessoas que pagaram aluguel em 2018, basta abrir o programa da Receita, usar o código "70 - aluguéis de imóveis" na ficha "pagamentos efetuados", informar os aluguéis pagos e o nome e CPF do locador. Se o contrato de aluguel tiver outros locatários, informe apenas a sua parte do pagamento. 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade