Publicidade

Estado de Minas CONTEÚDO PATROCINADO

Saiba como comprar on-line com segurança

E-commerce tem apresentado franco crescimento durante a pandemia. Veja dicas para não cair em golpes


postado em 13/05/2020 00:55

Sem poder sair de casa, brasileiro passa a comprar mais pela internet: novo hábito exige cuidados (foto: Divulgação)
Sem poder sair de casa, brasileiro passa a comprar mais pela internet: novo hábito exige cuidados (foto: Divulgação)
As vendas virtuais estão crescendo exponencialmente no decorrer desta pandemia. Alguns setores já registram alta de mais de 600% no total de pedidos. A restrição para que as pessoas não saiam de casa para vender ou para comprar, levou muitos brasileiros ao e-commerce. Mas, com o crescimento da demanda crescem também os golpes virtuais. Veja algumas dicas para consumir virtualmente de forma consciente e segura:

Apps oficiais. É preciso ter muito cuidado ao comprar online, especialmente, se você não tem o costume de realizar transações virtuais. Anúncios “bons demais para serem verdade”, por exemplo, devem ser evitados. Além disso, observar não apenas a URL da loja, como dar preferência para aplicativos oficiais é o melhor caminho para comprar com segurança.

Confiabilidade do site. Se a loja que você deseja comprar não tem um aplicativo oficial, observe a característica de URL. Especialmente entre as publicações patrocinadas das redes sociais há muitas propagandas falsas, por isso, é necessário ter cuidado. Se você está comprando em um marketplace, por exemplo, o melhor caminho é verificar a reputação do vendedor antes de finalizar a compra.

Antivírus e outras atualizações. Comprar pelo celular pode ser mais seguro do que pelo computador. Isso porque, se você faz o download do app diretamente da Apple Store ou da Play Store, esses aplicativos são automaticamente verificados. Já no computador, se as atualizações automáticas não estiverem liberadas ou se o seu antivírus estiver desativado, os riscos podem ser maiores. Portanto, é essencial manter todos os recursos de segurança atualizados.

Comparação de preços. É possível encontrar boas ofertas no e-commerce. Para isso, use serviços de comparação de preços. Alguns sites como Zoom, Google Shopping e Buscapé são especialistas em apresentar ofertas de diferentes lojas. Assim, você pode optar por uma loja ou outra, dependendo do quanto deseja gastar.

Cartões virtuais. Esta opção é um recurso específico para fazer compras pela internet de maneira segura. O cartão virtual é obtido no app da sua conta digital. Ele possui um número diferente do seu cartão de crédito comum, assim como um código e uma outra data de validade. Tudo isso garante mais segurança ao comprar online, pois os dados do cartão virtual só valem para um conjunto de transações preestabelecido; após o prazo, esses dados se tornam inválidos, reduzindo o risco de fraude.

Você sabia? A conta digital meu_BMG disponibiliza o cartão virtual para garantir compras online em sites e aplicativos de maneira mais segura. Abra já sua conta gratuita e acesse o cartão virtual diretamente no aplicativo meu_BMG.  

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade