Publicidade

Estado de Minas CINEMA ALEMãO

Mostra Werner Herzog no Sesc Palladium


postado em 11/06/2013 17:17

Que gosta de cinema autoral poderá curtir gratuitamente 22 filmes do cineasta alemão Werner Herzog. Associado ao movimento Novo Cinema Alemão, ele é conhecido, sobretudo, por seus filmes de ficção que trazem histórias e personagens grandiosos, e por documentários que imprimem muito fortemente a perspectiva subjetiva do diretor.

Entre os filmes exibidos, destaque para o auto-retrato, em que se mesclam relatos, fragmentos de filmes e cenas documentais dirigidas pelo cineasta.

Programação:

Aguirre, a ira de Deus - 1972
Data: 13/6
Horário: 20h
Data: 21/6
Horário: 20h
Sinopse: A fome de poder e riqueza, ou a pura loucura foram supostamente as razões que levaram os espanhóis a conquistar a América do Sul. A despeito de todos os seus adversários, Aguirre proclama sua visão do Eldorado e de si próprio como seu poderoso e glorioso soberano. No entanto, seus últimos e fiéis seguidores sucumbem pouco a pouco à fome, às doenças e às flechas indígenas. Perdido em uma balsa infestada de ratos, Aguirre ainda sonha fundar com sua filha uma nova dinastia.

Fitzcarraldo - 1981
Data: 14/6
Horário: 18h
Data: 22/6
Horário: 18h
Sinopse: O obstinado irlandês Fitzcarraldo (Klaus Kinski) tem um sonho: construir uma casa de ópera em plena selva amazônica. Mas, para chegar a uma área onde poderá explorar borracha e obter o dinheiro necessário, ele terá que transportar um navio morro acima.

Fata morgana - 1970
Data: 12/6
Horário: 18h
Data: 15/6
Horário: 20h
Sinopse: Uma viagem poética pela África, poética e surreal, como um sonho, fragmentária, por ser destituída de qualquer história, ainda assim amparada em uma coerência interna. Herzog confronta os mitos da criação com imagens da destruição.

O pequeno dieter precisa voar (Little Dieter needs to fly) - 1997
Data: 12/6
Horário: 20h
Data: 20/6
Horário: 18h
Sinopse: Com 18 anos de idade, Dieter Dengler tinha deixado a sua cidade natal na Floresta Negra. Ele fora aos EUA para ser piloto. Após desvios pela Air Force, chegou à Marinha americana, ficou estacionado como piloto de caça em um porta-aviões, foi convocado para o Vietnã, abatido sobre o Laos e feito prisioneiro. Após uma fuga aventuresca, chegou à Tailândia, e de volta à sua unidade. Werner Herzog observa o homem em sua casa perto de San Francisco, vai com ele visitar a velha pátria na Floresta Negra e acompanha-o ao extremo Oriente, onde pede que Dieter Dengler re-encene as estações de sua fuga. Um adendo póstumo relata o enterro de Dieter Dengler no cemitério dos soldados de Arlington em 2001.

Sinos do Abismo (Glocken aus der tiefe) - 1993
Data: 15/6
Horário: 18h
Data: 23/6
Horário: 17h
Sinopse: Werner Herzog observa na Sibéria curandeiros que se autodenominam redentores e se fazem passar por sucessores de Cristo, e pessoas que, no distante lago Svetloyar, realizam rituais estranhos e difíceis de explicar.

Roda do Tempo (Rad der zeit) - 2002/03
Data: 16/6
Horário: 18h
Data: 20/6
Horário: 20h
Sinopse: Werner Herzog observa festas e rituais budistas em três locais: no lugarejo de Bodh Gaya, no monte tibetano Kailash e na cidade austríaca de Graz. O tema central do filme: a festa da iniciação de Kalachakra.

O país do silêncio e da escuridão - 1971
Data: 13/6
Horário: 18h
Data: 19/6
Horário: 20h
Sinopse: Aparentemente este é um documentário sobre surdos-cegos: alguns encontraram refúgio num asilo; outros estão abandonados sem esperança alguma. Num plano mais profundo, o espectador descobre um ensaio fílmico e sensorial sobre a comunicação, que também constitui o momento do devir humano.

Ecos de um Império Sombrio (Echos aus einem düsteren Reich) - 1990
Data: 19/6
Horário: 18h
Data: 23/6
Horário: 18h
Sinopse: Uma busca por pistas de Jean-Bédel Bokassa (1921–1996), o ditatorial presidente e posterior imperador da África Central. O ponto de partida é a investigação do jornalista norte-americano Michael Goldsmith, que no passado por pouco escapara da morte em uma prisão de Bokassa.

Gesualdo – morte para cinco vozes (Gesualdo - Tod für fünf Stimmen) - 1995
Data: 16/6
Horário: 20h
Data: 22/6
Horário: 21h
Sinopse: Investigações, conjecturas e fantasias em torno de Carlo Gesualdo di Venosa, príncipe e compositor, que nasceu em Nápoles (ou cercanias) por volta de 1560 e morreu no castelo de Gesualdo, na província de Avellino, em 1963. Do ponto de vista atual, os madrigais de Gesualdo estavam séculos à frente de seu tempo. Concorreu também para sua notoriedade um delito: em 1950 ele assassinou por ciúme sua esposa, Maria d’Avalos e o amante dela. Mais tarde viveu recluso em seu castelo; nessa época, teria composto suas obras mais importantes, sempre confrontado com depressões; consta que se deixava açoitar por criados; de vez em quando acreditava estar sendo perseguido por demônios.

Werner Herzog – Retrato de um Diretor (Werner Herzog - Filmemacher) - 1986
Data: 16/6
Horário: 16h
Data: 23/6
Horário: 20h
Sinopse: Um breve autorretrato de Werner Herzog, em que se mesclam relatos, fragmentos de filmes e pequenas cenas documentais, entre as quais uma visita do diretor à lendária historiadora do cinema, Lotte Eisner, em Paris.

Lições da escuridão (Lektionen in Finsternis) - 1992
Data: 21/6
Horário: 18h
Data: 22/6
Horário: 17h
Sinopse: Pouco antes da segunda Guerra do Golfo, tropas iraquianas incendiaram campos de petróleo e terminais durante sua retirada do Kuait. Herzog e seu cinegrafista tentam registrar o inconcebível, o apocalipse, através de suas imagens.

Pastores do sol  (Hirten der Sonne) - 1989
Data: 20/6
Horário: 16h
Sinopse: Tendo como ponto de partida uma festa, que se realiza anualmente, Herzog retrata a tribo nômade dos wodaabe, no sul do Saara. Em momento algum, ele suprime o desconhecido e o irritante em suas observações, enfatizando, assim a identidade inconfundível da antiga tribo do povo dos fulbes.

Balada de um pequeno soldado (Ballade vom kleinen Soldaten) - 1984
Data: 15/6
Horário: 17h
Sinopse: Fevereiro de 1984: Em um pedaço de terra distante e de difícil acesso na costa do Atlântico, os índios miskitos lutam contra o exército sandinista. Werner Herzog e o jornalista fotográfico Denis Reichle observam principalmente os soldados-criança nas fileiras dos miskitos.

How much wood would a woodchuck chuck? - 1976
Data: 21/6
Horário: 17h
Sinopse: Observações sobre o Campeonato Mundial dos Leiloeiros de Gado, realizado em 1975, em Fort Collins, no Colorado. Herzog observa a ladainha dos leiloeiros, que o leigo mal entende. Para o diretor, a linguagem deles, cujo som lembra o de um berimbau, tem “algo de assustador e fascinante” e poderia "ser a última poesia lírica imaginável"

A pregação de huie  (Huie’s Predigt) - 1980
Data: 13/6
Horário: 17h
Sinopse: Bem no centro do Brooklyn, em uma área decadente, o bispo Huie L. Roger prega no “Greater Bible Way Temple“, e encanta os fiéis com sua paixão. Werner Herzog fascina os fieis com sua impetuosidade. Werner Herzog observa o que ocorre de forma bem tranquila e concentrada, abstendo-se de comentar.

Fé e moeda (Glaube an die Währung) - 1980
Data: 16/6
Horário: 17h
Sinopse: Há anos, quase que diariamente, o pregador televisivo, dr. Gene Scott se põe diante da câmera pronunciando suas ideias acerca do cristianismo; elas têm como objetivo angariar doações em dinheiro.

O grande êxtase do entalhador Steiner (Die grosse Ekstase des Bildschnitzers Steiner - 1973/74
Data: 14/6
Horário: 21h
Sinopse: Um retrato incomum do ex-campeão mundial de salto de esqui, Walter Steiner. No centro do filme está a competição de Steiner na Semana Internacional de Salto de Esqui na grande rampa de Planica (Eslovênia) em março de 1974.

La  soufrière - 1976
Data: 12/6
Horário: 17h
Sinopse: Verão de 1976: há uma ameaça de uma erupção devastadora do vulcão "La Soufrière" na ilha de Guadalupe, Antilhas Francesas. A ilha é evacuada. Werner Herzog e sua equipe de filmagem ficam para filmar a catástrofe – e aguardam a erupção em vão.

Sessão de curtas-metragens
Data: 14/6
Horário: 17h
Data: 19/6
Horário: 17h
Data: 23/6
Horário: 16h
Classificação: 14 anos

Onde: Cine Sesc Palladium
Endereço: av. Augusto de Lima 420, Centro, Belo Horizonte
Data: 12 a 23/6
Entrada gratuita (retirar senha 1h antes)
Informações: (31) 3279-1500

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade