Publicidade

Estado de Minas BATE-PAPO

Projeto Retratos de Artista recebe grandes nomes da música

Nomes como Jorge Mautner e Paulo César Pinheiro vão participar de bate-papo descontraído com o público e um mediador


postado em 11/04/2014 12:46 / atualizado em 11/04/2014 12:53

O primeiro convidado do projeto Retratos de Artista: Molduras do Pensamento, que acontece às quartas-feiras, no Espaço 104, em Belo Horizonte, foi o cantor, compositor e escritor carioca Jorge Mautner. Num clima descontraído, como se fosse uma conversa de bar, ele bateu um papo com a professora da Faculdade de Letras da UFMG, Vera Casa Nova. "Minha babá me levava para o terreiro de candomblé. Aí tive minhas influências", conta Mautner, ao explicar as origens de sua paixão pela poesia, pela cultura brasileira.

Em sua fala, lembranças, leituras, reflexões, devaneios, marcações do que ele acredita para a arte, para o país, para a vida. O padrasto violinista trouxe o interesse pela música e as caminhadas, vivências e encontros deram a ele asas para criar uma obra original e vigorosa.

O música também falou sobre sua carreira ao lado da militância, inclusive na música. Ele é chamado de o avô do tropicalismo, influenciador de artistas como Gilberto Gil e Caetano Veloso. Mautner explicou para o público, que compõe desde 1958, e nesse caminho, viu muitas transformações – com o mundo e consigo mesmo –, mas mantém o otimismo e a crença no que chama de "amálgama formador da identidade brasileira".

O compositor Paulo César Pinheiro é um dos próximos convidados do projeto Retratos de Artista(foto: Silvana Marques/Divulgação)
O compositor Paulo César Pinheiro é um dos próximos convidados do projeto Retratos de Artista (foto: Silvana Marques/Divulgação)
O próximo convidado do projeto Retratos de Artista é o compositor carioca Paulo César Pinheiro. Ele vai conversar com o músico mineiro e parceiro Sérgio Santos. Os dois começaram a compor juntos 20 anos atrás e não pararam, o que significa que terão muita história para contar e muitas reflexões para partilharem.

No topo da lista dos principais compositores do país, Paulo César Pinheiro costurou, ao longo da vida, parcerias com diferentes músicos, entre eles Baden Powell, João Bosco, João Nogueira, Eduardo Gudin, Tom Jobim e Lenine. Já são mais de duas mil composições, entre desconhecidas e conhecidíssimas nas vozes de cantoras, como Elis Regina, Clara Nunes e Simone.

Mais para frente o projeto ainda terá a participação do multiartista Hermeto Pascoal, que tira som de tudo – pedra, barriga, cano, apito, sanfona –, e é reconhecido por seu talento e inventividade. Seu bate-papo com o público será intermediado pelo radialista, pesuisador e escritor Kiko Ferreira.

Para finalizar o Retratos de Artista, o convidado é o maestro Roberto Tibiriçá, que junto com a jornalista carioca Heloísa Fischer, vai falar sobre seu trabalho á frente das orquestras sinfônicas de São Paulo e de Minas Gerais. E, o mais importante, como criou a Sinfônica Pop, para levar concertos de MPB para a população.

Onde: Café 104
Endereço: Praça da Estação 104, Centro, belo Horizonte
Data: 16/4
Convidado: Paulo César Pinheiro
Data: 23/4
Convidado: Hermeto Pascoal
Data: 30/4
Convidado: Roberto Tibiriçá
Horário: sempre às 19h30
Entrada gratuita (mediante ordem de chegada - lotação de 120 pessoas)
Informações: (31) 3037-8691

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade