Publicidade

Estado de Minas MEMóRIA

100 anos de Lupicínio Rodrigues

O mais famoso compositor gaúcho tem seu centenário celebrado em todo o país


postado em 03/11/2014 13:14

Mais conhecido como Lupe, o cantor e compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues, autor de canções como Felicidade, Nervos de Aço e Se Acaso Você Chegasse, nasceu em Porto Alegre, no dia 16 de setembro de 1914. Começou a compor ainda na adolescência e, muito cedo, deixou aflorar seu lado boêmio. Ele é tido como o criador da expressão "dor de cotovelo", que passou a designar um estilo de canção que trata das desilusões amorosas, temática central de suas composições.

As músicas, autobiográficas ou inspiradas em histórias de amigos, conquistaram fãs em todo o Brasil, em especial em sua terra natal, que Lupicínio nunca abandonou. Aliás, o hino do Grêmio, de 1953, é de sua autoria. Quem nunca ouviu "Até a pé nós iremos, para o que der e vier, mas o certo e que nós estaremos, com o Grêmio onde o Grêmio estiver".

Lupicínio Rodrigues morreu na capital gaúcha em 27 de agosto de 1974, aos 59 anos, devido a problemas no coração. Deixou nada menos que 150 canções registradas.

(com Agência Senado)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade