Publicidade

Estado de Minas MEMÓRIA

Doodle do Google homenageia o sambista Adoniran Barbosa

O compositor e músico paulista ficou famoso pelos sambas com letras bem humoradas


postado em 06/08/2015 11:13

Acima o Doodle do Google e abaixo, a típica cena do célebre compositor e músico paulista Adoniran Barbosa batucando numa caixinha de fósforo(foto: Ilhotarockfestival.wordpress.com/Reprodução)
Acima o Doodle do Google e abaixo, a típica cena do célebre compositor e músico paulista Adoniran Barbosa batucando numa caixinha de fósforo (foto: Ilhotarockfestival.wordpress.com/Reprodução)
O nome verdadeiro era João Rubinato, nascido em Valinhos (SP) em 6 de agosto de 1910. Cantor, compositor, humorista e ator brasileiro, ele ficou conhecido mesmo por Adoniran Barbosa, nome de uma de suas personagens famosas dos programas de rádio. Nesta quinta-feira, 6 de agosto, completam-se 105 anos do nascimento de Adoniran, que ficou conhecido como "o pai do samba paulista".

Entre os seus principais sucessos estão o Trem das Onze, Saudosa Maloca e Bom dia tristeza, canções clássicas do samba. Ele morreu em novembro de 1982, vítima de um enfisema pulmonar.

Um homem simples, que cantava pelo puro prazer de contar histórias que vivenciava e observava. Todos os personagens, inclusive o famoso Arnesto, existiram mesmo. Alguns personagens eram inspirados em recortes de jornal, outros nos amigos de longa data. Adoniran Barbosa, que cantava com aquele sotaque próprio dos paulistas descendentes de italianos, podia até deixar o "plural" de lado, mas a criatividade, nunca.

Assista abaixo ao célebre encontro entre Adoniram Barbosa e Elis Regina:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade