Publicidade

Estado de Minas POLÊMICA

Stairway to Heaven, do Led Zeppelin, é acusada de plágio

Os ingleses teriam copiado o início da música Taurus, da banda americana Spirit


postado em 12/04/2016 09:37

Os músicos Robert Plant e Jimmy Page (na foto, à direita), da banda Led Zeppelin, estão sendo acusados de plágio com o sucesso Stairway to Heaven(foto: Ledzeppelin.com/Reprodução)
Os músicos Robert Plant e Jimmy Page (na foto, à direita), da banda Led Zeppelin, estão sendo acusados de plágio com o sucesso Stairway to Heaven (foto: Ledzeppelin.com/Reprodução)
Depois de Adele ter sido acusada de plagiar a canção Martha, de Tom Waits, ao criar seu sucesso Hello, agora, é a vez de seus conterrâneos do Led Zeppelin sofrerem uma ação judicial de plágio. Os músicos Jimmy Page e Robert Plant estão sendo acusados de copiar a abertura da música Taurus, de 1967, de autoria da banda americana Spirit, ao compor a mais famosa canção do Led Zeppelin: Stairway to Heaven, de 1971.
A abertura da música Taurus, composta pelo guitarrista Randy Wolfe, da banda Spirit (foto), teria sido usada pelo Led Zeppelin em Stairway to Heaven(foto: YouTube/Reprodução)
A abertura da música Taurus, composta pelo guitarrista Randy Wolfe, da banda Spirit (foto), teria sido usada pelo Led Zeppelin em Stairway to Heaven (foto: YouTube/Reprodução)


A decisão do juiz Gary Klausner, de um tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, é de que os acordes iniciais de Stairway to Heaven e de Taurus seriam muito parecidos, o que justifica a necessidade de se instaurar um júri para julgar o suposto plágio.

Ouça, abaixo, a música Taurus, da banda Spirit:


Agora, relembre o clássico Stairway to Heaven, do Led Zeppelin:


A ação judicial americana foi aberta por Michael Skidmore, que está processando Robert Plant e Jimmy Page em nome de Randy Wolfe, falecido guitarrista da banda Spirit e compositor da música Taurus. Segundo o responsável pelo processo, os ingleses teriam conhecido a composição de Wolfe entre 1968 e 1969, período em que as duas bandas tocaram juntas numa turnê.

A defesa dos integrantes do Led Zeppelin afirma que os acordes da abertura de Stairway to Heaven são muito "comuns", chegando a ser "clichê", e, portanto, não teriam motivo para serem registrados. Além disso, Plant e Page lembram que Randy Wolfe compunha por encomenda e que não teria motivo para reivindicar os direitos autoriais de certas obras.

O julgamento do suposto plágio da banda inglesa Led Zeppelin será realizado no dia 10 de maio.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade