Publicidade

Estado de Minas TEATRO

FIT BH 2016

Mais uma edição do Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua


postado em 03/05/2016 15:00 / atualizado em 04/05/2016 09:48

A montagem portuguesa O Meu País é o Que o Mar Não Quer é uma das atrações do FIT-BH de 2016(foto: Internet/Reprodução)
A montagem portuguesa O Meu País é o Que o Mar Não Quer é uma das atrações do FIT-BH de 2016 (foto: Internet/Reprodução)

Com artistas e espetáculos de oito países, além de várias montagens nacionais, Belo Horizonte recebe mais uma vez o Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua.

O evento, que chega à sua 13ª edição na capital mineira, leva espetáculos cênicos para diversos pontos da cidade, incluindo apresentações em teatros e ao ar livre, como em praças e parques.

O FIT 2016 ocorre entre os dias 22 e 29 de maio.

 

-->

-->-->-->

Espetáculos de palco e espaços alternativos

 

Maxilar Viril
Maldita Cia de Investigação Teatral - Belo Horizonte/MG

21/05, às 19h

22/05, às 21h

Teatro Francisco Nunes


Obra cênica de ocupação que investiga o mito da violência na tragédia contemporânea e propõe uma reflexão com referência nas Comissões da Verdade constituídas na América Latina, especialmente as do Peru e do Brasil. Foi construído a partir da transcriação do conto “História do lagarto que tinha o costume de jantar suas mulheres”, do escritor, jornalista e pensador uruguaio Eduardo Galeano, falecido ano passado.

 

UZ

La Vaca Cia de Artes Cênicas - Florianópolis/SC

21/05, às 16h e 21h

22/05, às 18h

Teatro Sesiminas

 

Os habitantes de UZ vivem em paz, guiados pelos ensinamentos da Igreja. Até que um dia, Grace, a mais virtuosa entre as mulheres, escuta a voz de Deus. Ele ordena que ela mate um de seus filhos. Para cumprir essa sagrada missão, Grace não deixará pedra sobre pedra.


Cinco Semanas em um Balão

Sabre de Luz Teatro - São Paulo/SP

21 e 22/05, às 16h

23/05, às 15h

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB BH

 

Dr. Fergusson, um cientista aventureiro, seu amigo Dr. Kennedy, um explorador nada corajoso, e seu fiel criado, Joe, partem em uma aventura pela África em busca de três tesouros perdidos, a bordo de um balão. A travessia dura cinco semanas. Estes incansáveis exploradores inventam mil e uma traquinagens para superar os desafios da viagem e aprendem, durante o percurso, que nem todo tesouro do mundo é mais valioso do que uma grande aventura!

 

O Meu País é o Que o Mar Não Quer

Casa da Esquina - Portugal

21 e 22/05, às 20h

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB BH

 

Este espetáculo documental nasceu da estadia do ator Ricardo Correia em Londres, e foi construído a partir dos testemunhos da nova onda de emigrantes portugueses qualificados que tiveram de sair de Portugal em função das medidas de austeridade adotadas pelo governo daquele país. Trata-se da história de uma geração dividida entre partir ou ficar.

 

The Gospel According to Jesus, Queen of Heaven

Queen Jesus Plays - Escócia

21, 22 e 23/05, às 21h

Museu Mineiro - Sala das Colunas

 

Escrito e representado pela lendária dramaturga, atriz e poetisa trans Jo Clifford e dirigido por Susan Worsfold, este espetáculo único e extraordinário combina teatro com contação de histórias, palavra falada e ritual. Um espetáculo humano, sagaz e amoroso em que o pão é compartilhado, o vinho é bebido e as histórias familiares são reinventadas por um Jesus transgênero.

 

Uma Maria, Um José

Compagnie di Théâtre K – França

21/05, às 21h

22/05, às 19h

Teatro de Bolso Sesc Palladium

 

A Colônia. De 1930 a 1985, mais de 60 mil pessoas morreram ali… No meio deste desastre humano, dois sobreviventes, por algum milagre. Maria Aparecida, cega, surda e muda, e José Marcelino se apaixonaram. Espetáculo criado na França, baseado em história real ocorrida em Barbacena/MG.

 

Migrações de Tennessee

Cia Absurda - Belo Horizonte/MG

21/05, às 19h

22/05, às 20h

Galpão Cine Horto

 

É uma homenagem ao escritor Tennessee Williams, seus contos, poemas e peças. Da atmosfera decadente e underground dos anos 30 emergem personagens e situações que têm forte inspiração nas memórias e reminiscências do autor. O espetáculo entrelaça as lembranças do escritor com cenas inspiradas em seu universo temático para vislumbrar, nesses personagens obscuros e decadentes , uma humanidade profunda e luminosa.

 

Real

Espanca! - Belo Horizonte/MG

23/05, às 20h

24/05, às 18h

Teatro Francisco Nunes

 

Um linchamento, um atropelamento, um movimento grevista e uma chacina policial. Real, criação do Espanca!, reúne quatro peças curtas, inspiradas em acontecimentos reais que pertencem à memória recente das cidades brasileiras.

 

MUNDOMUDO

Cia Azul Celeste - São José do Rio Preto/SP

23/05, às 21h

24/05, às 20h

25/05, às 18h

Teatro Alterosa

 

MUNDOMUDO investiga a relação cultural entre o velho e o novo por meio dos valores difundidos na sociedade contemporânea. Um mergulho que fala de homens pequenos aprisionados em um espaço enorme, motivados por um jogo no qual a necessidade é a regra. Significa o fim deste jogo, que se mantém como remedo do teatro passado, e vislumbra, na devastação que lhe circunda, formas fantasmagóricas para um teatro futuro.

 

Mi Hijo Sólo Camina Un Poco Más Lento

Colectivo de Investigación Teatral Apacheta - Argentina

24/05, às 21h

Galpão Cine Horto

 

Branko sofre uma doença que o faz perder a mobilidade a cada dia. Como viver essa situação no âmbito familiar? O que ele pode fazer? O que podem fazer aqueles que o rodeiam? No meio dessa realidade, aparecem frestas que trazem um novo ar.

 

Compleanno

Compagnia Teatrale Enzo Moscato - Itália

24/05, às 20h

25/05, às 19h

Teatro Marília 

 

Dedicado à memoria de Annibale Ruccello, jovem dramaturgo italiano tragicamente falecido em 1986, o texto desenvolve a dupla temática da ausência e do delírio, interpretada como produções fantasmáticas que se materializam nas palavras, nos sons e nos gestos, e focada em preencher a vacuidade da existência. Ou do Teatro.

 

Kassandra

La Vaca Cia de Artes Cênicas - Florianópolis/SC

24, 25 e 26/05, às 21h

Sayonara Night Club

 

Versão atualizada e transgressora do mito grego de Kassandra, princesa de Troia, que transformou seu corpo e se tornou uma guerreira do sexo. O texto do dramaturgo franco-uruguaio Sergio Blanco foi criado para ser encenado em espaços não convencionais e em um inglês rudimentar. Na montagem brasileira, a peça se passa em uma casa de shows e a personagem é uma performer.


Calor na Bacurinha

Bacurinhas - Belo Horizonte/MG

25/05, às 20h

26/05, às 19h

Galpão Cine Horto

 

Calor na Bacurinha. Saga "carnavandalizada melitintante de mulheres autênticas". Desde a lábia minora de meu próprio bordado passando por um gineceu arrombado pelo tanque de meus lençóis manchados até a terceira onda, onde meus indicadores (que não apontam pra ninguém) junto de meus polegares opositores se unem pra cantar.

 

Toledo Suite

Compagnia Teatral Ana e Enzo Moscato - Itália

27/05, às 20h

28/05, às 19h

Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB

 

Enzo Moscato ator, cantor, diretor e dramaturgo italiano interpreta, acompanhado por músicos ao vivo, letras e trechos de própria autoria com citações de Brecht, Duras, Viviani, Weill, Taranto, Gill, Reed, num percurso musical culto, popular e refinadíssimo criado pelo musicólogo Pasquale Scialò. Toledo Suite é um recital caracterizado por intensas e sugestivas emoções obtidas graças também às imagens cênicas de Mimmo Paladino.

 

Dakh Daughters Band - Freak Cabaret

Dakh Theatre - Ucrânia

26 e 27/05, às 22h

28/05, às 19h

Teatro Bradesco

 

O espetáculo promete uma viagem incrível, cheia de emoção, beleza e raiva; um concerto punk em forma de poema. A trupe se permite diversas fantasias, como a mistura de rap francês com melodias tradicionais ucranianas e ritmos orientais como darbuka. Não há tabus com as Dakh Daughters, nada é sagrado, tudo é permitido. Parecem ter o objetivo comum de exaltar a arte por meio da política – ou seria o contrário?

 

Abrazo

Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare - Natal/RN

27/05, às 19h

28/05, às 17h

29/05, às 19h

Teatro Francisco Nunes

 

Abrazo é uma obra voltada para o público infantojuvenil, mas que pode ser assistida por crianças e adultos de todas as idades. Num lugar em que não é permitido abraçar, personagens atravessam um quadrado contando histórias de encontros, despedidas, opressão, exílio e, por que não, de afeto e liberdade. O espetáculo não verbal conta com a música especialmente composta para a cena e com vídeo de animação para narrar essa aventura inspirada em O Livro dos Abraços, de Eduardo Galeano.

 

Os Mercadores das Nações

Opera Theatre Company - Grécia

27/05, às 19h

28/05, às 17h e 20h

Teatro Alterosa

Baseado num romance do século 19, Os Mercadores das Nações tem lugar em 1199, quando os mercadores venezianos e os piratas genoveses lutam pela conquista das ilhas Cyclades, dirigidos por arbitrariedade e egoísmo – esse é o cenário onde se desenvolve a paixão de Augusta. Ela abandona seu marido para seguir um conde veneziano, criando assim seu próprio caminho até a morte. A narração no palco se dá através da fala, música, canto, movimento, gestos e tecnologia multimídia.

 

Mary's Baby - Frankenstein 2018

Théatre Diagonale - França

27/05, às 20h

28/05, às 22h

29/05, às 17h

Cine Theatro Brasil Vallourec

 

É uma viagem ao labirinto do espírito de uma Mary Shelley moderna à procura do Monstro. Uma performance solo onde corpo, imagens, som e texto são os ingredientes de uma escrita dramatúrgica plural. Atualmente, a fabricação do ser humano imaginada por Mary Shelley é uma realidade científica. O que ela poderia sonhar hoje, em uma sociedade na qual o corpo se tornou a terra de fantasias e manipulações sem limites?

 

Rosa Choque

Coletivo Os Conectores - Belo Horizonte/MG

28/05, às 20h

29/05, às 19h

Galpão Cine Horto

 

Colocar-se no lugar do outro. Misturar as cores, os tons. Confrontar-se. O choque não é de mulheres contra os homens. O choque é contra um pensamento que limita a liberdade humana, mas, principalmente, as mulheres. O choque – sem violência – é para que haja o encontro.

 

Espetáculos de rua

 

Les Girafes, Opérette Animalière

Compagnie Off - França

20/05, às 21h - Praça da Estação

22/05, às 16h30 -  Praça Geralda Damata Pimentel (Nova Praça da Pampulha)

 

Um comboio de girafas passa graciosamente movimentando seus pescoços flexíveis. O diretor do circo toca o tambor, bate os pratos e imagina suas girafas pulando chamas de fogo em círculos. Sua jovem esposa, uma Diva, segue cantando e se integra ao comboio, resultando em uma harmonia lírica perfeita. Com um tom de circo e teatro, o comboio segue radiante, contemplando a cidade.


Con Su Permiso

Tuga Intervenciones - Chile

21/05 e 22/05, às 11h - Pça Duque de Caxias e 16h - Pça Liberdade

24/05, às 15h - Av. Augusto de Lima (em frente ao Mercado Central)

26/05, às 15h - Praça da Liberdade

 

Tuga é um personagem atípico. Vive em outro planeta, onde a luz vermelha do semáforo e a polícia não são autoridade. Ignorando o tráfego, sobe em veículos, some com uma passageira, aparece sobre o capô de um caminhão… Não é um perturbador, é um curioso, um ser estranho e mágico. Tuga, o agitador da rua, é todo um mundo!

 

Tropa

Grupo Laje - São Paulo/SP

23/05, às 16h - Viaduto Santa Tereza - embaixo

24/05, às 16h  - Praça da Savassi - Rua Pernambuco entre Getúlio Vargas e Tomé de Souza

25/05, às 15h - Parque Municipal - Em frente ao Teatro Francisco Nunes

 

O espetáculo conta a história da vida do Capitão Nascimento, antes e depois de sua saída do BOPE. A peça é inspirada nos filmes Tropa de Elite 1 e Tropa de Elite 2. Três atores encenam a história em uma plataforma de um metro de largura por 90 cm de profundidade. Os corpos dos atores são os maiores meios de comunicação dessa história, já que não há uso de música, cenário, adereços e iluminação.

 

Le Cabaret des Acrostiches

Les Acrostiches - França

25/05, às 15h - Praça Sete

26/05, às 11h e às 15h - Parque das Mangabeiras - Teatro de Arena

27/05, às 15h - Barragem Santa Lúcia

 

Por serem artesãos, eles criam espetáculos cheios de poesia e ousadia, nos quais seus corpos e palavras se entrelaçam em pura harmonia. Números de técnicas de alta precisão são realizadas em um contexto de inconstância e o público tem a impressão de que algo não está bem. Uma vasta gama de habilidades circenses inclui acrobacia e malabarismos, juntamente com canto, comédia, palhaços  e música ao vivo.

 

À Tardinha no Ocidente

Primeira Campainha - Belo Horizonte/MG

28/05, às 16h - Praça Duque de Caxias

29/05, às 16h - Praça da Liberdade

 

Brasil, 2014. Ana, Rê, Mona, Dita e Tops se encontram para jogar bola na rua, depois da Ave Maria na Igreja e antes de tocar o Guarani no rádio. A brincadeira, vez ou outra, parece até a história do Brasil. Uma comédia anarquista na rua. Uma opereta republicana no meio da praça. Um infantil monárquico em frente à igreja. Uma paródia ditatorial diante do povo. Uma canção utópica no fim da tarde.

 

Clake

Circo Amarillo - Argentina/Brasil

28/05, às 16h – Teatro Raul Belém Machado

29/05, às 10h - Praça JK e às 16h - Viaduto Santa Tereza

 

Clake é um espetáculo cômico que acentua o trabalho da dupla Marcelo Juan e Pablo Nordio como palhaços excêntricos musicais. Sequências de gags clássicas são combinadas com a linguagem contemporânea da dupla e resultam num espetáculo de palhaçaria cômica física e musical. Uma interessante experiência de sonoridades e circo que diverte o público de todas as idades.


 

Projetos especiais

 

A Queixa

Trupe a Torto e a Direito - Teatro Universitário da UFMG

21/05, às 16h - Teatro Raul Belém Machado

22/05, às 16h - Parque Municipal - Pista de Patinação

 

Usando a linguagem do boneco popular brasileiro, o Mamulengo, A Queixa conta, de maneira humorada, uma história conhecida por todos nós: a violência contra a mulher cometida por ex-namorados e parceiros. Rosinha é violentada pelo seu ex-noivo alcoólatra que não aceita o término do relacionamento e quer obriga-la a retomar a relação. Resta-nos saber se ela usará ou não dos direitos que lhe são garantidos através da Lei Maria da Penha.

 

Nós de Nós

Prática de Criação Cênica A – 2015/2 – Escola de Belas Artes da UFMG

22/05, às 18h e 20h - Teatro Marília

 

O que se guarda ou o que se esvai, de alguma forma permanece por meio de seu rastro, cheiro, som, marcas ou saudade. As cenas da montagem se mesclaram no decorrer do processo, mudando de sujeito, cor e som e integrando-se ao roteiro final do trabalho. Em Nós de Nós, cada um com sua história, seu gesto, sua voz, seu tom, levou algo de si para o tecido que, aos poucos, se mostrou estampado à frente do grupo e que agora é compartilhado com o público.

 

"máquina"

Miúda Cia. - Centro de Formação Artística e Tecnológica - CEFART

Dia 25/05, às 18h e 21h - Sala Ceschiatti

 

Ambientada em Portugal, "máquina" conta a história de Silva, um senhor que, após o falecimento da esposa Laura, se muda para o lar Feliz Idade. Lá, Silva e os outros moradores, pertencentes a uma geração que viveu a ditadura de Salazar, são afetados pelas lembranças do passado, além de entrar em um constante diálogo do corpo com a morte e a vida. No cenário, prevalência da cor branca e técnicas que remetem às mudanças de funcionalidade do corpo durante a terceira idade.

 

Horror Vacui Hamlet

Cia. Teatro Adulto – Escola de Teatro da PUC Minas

26/05, às 15h e 20h - Teatro Marília

 

O Rei da Dinamarca é envenenado. Seu filho, o príncipe Hamlet, planeja vingar o assassinato do pai enquanto reflete sobre o real sentido da existência humana. Para celebrar os 400 anos da morte de William Shakespeare (1564-1616), o ator Luiz Arthur encara o mais célebre herói criado pelo bardo inglês, ao lado de 13 atores que se dividem entre as personagens da trama e um coro de caveiras que comenta a ação. 

 

Cama, Mesa e Banho

Grupo Batatas e Carambolas - Curso de Fomação do Galpão Cine Horto

27/05, às 20h - Teatro Marília

 

Cama, Mesa e Banho é uma montagem baseada em três contos de Nelson Rodrigues: Casal de Três, Marido Sanguinário e O Abismo. Os contos falam de histórias de relacionamentos repletas de tabus que, ao se desenrolarem, mostram a realidade tragicômica do universo rodrigueano. Criado sobre o conceito da mímese corpórea, o espetáculo mostra situações escritas na década de 60, mas que são completamente condizentes com os dias de hoje.

 

Mínima Cena

Escola Livre de Artes (ELA) – Arena da Cultura, PUC Minas, CEFART, UFMG e Teatro Universitário

28/05, às 19h - Teatro Marília

 

Um coletivo teatral formado por adolescentes da Vila Santa Rita, periferia de Belo Horizonte, distante 25 km do centro da cidade, avalia, numa cena curta, suas experiências e os princípios éticos do mundo em que vivem, e que os colocam em atrito com seus sonhos.

 

Trainspotting

PUC Minas

Trainspotting descreve a desintegração de um grupo de amigos cuja obsessão por drogas e atos de agressão os conduz à inexorável auto-destruição. Uma história que não poderia ser mais contemporânea, crítica e engraçada. Nem mais surdamente cruel.

 

Ventre Sem Umbigo

Centro de Formação Artística e Tecnológica - CEFART

 

Uma mulher sentada no vaso conversando com uma galinha. Engraçado? Constrangedor? Íntimo? Feio? Exposto? Sensual? Agressivo? Ah, o motivo? Esse não importa. Um diálogo surdo se estabelece, as marcas de uma experiência não são invisíveis. É urgente, é sem vergonha, sem tabu. É um aborto!!! O que é ser mulher nesse mundo totalitário. O que querem dizer quando dizem mulher?

 

Ensaio de uma Infância Medrosa

Escola de Belas Artes da UFMG

 

É uma proposta cênica de caráter intimista.

 

Dom Quixote

Escola Livre de Artes (ELA) - Arena da Cultura

29/05, às 16h - Teatro Marília

 

Um velho sertanejo, tomado pelos ideais dos livros de cavalaria, parte em busca de aventuras e do amor. O amor tem um nome: Dulcinéia. Deslocado no espaço, ele deixa as terras de Espanha e emerge no sertão roseano num tempo impreciso e nele perambula sonhando atos que o façam digno do amor de sua dama. Um coro de lavadeiras canta músicas populares e dá vida a vários personagens.

 

Oficinas e workshops

 

Atuando na rua... Sem morrer no processo

23 a 26/05, das 8h às 13h - Centro de Referência da Juventude

 

Oficina de intervenção cênica de rua ministrada pelo Palhaço Tuga (Rodolfo Meneses – Chile), para artistas e estudantes de artes cênicas inscritos previamente.

 

As girafas invadem BH

18 e 19/05, das 14 às 18h - Centro de Referência da Juventude

 

Oficina de montagem e manipulação dos bonecos para o espetáculo Les Girafes (França), em parceria com Cia Off, para estudantes das escolas de teatro participantes do Festival, selecionados previamente.

 

Escritas coletivas – do pensamento à realização

23 a 29/05, manhãs e tardes - CEFART e Centro de Referência da Moda

 

Oficina de dramaturgia em parceria com a FCS/CEFART ministrada pelos membros do Théâtre du Phare (França), destinada a integrantes de grupos de artes cênicas locais, selecionados previamente.

 

Workshop Stanislavski  e o trabalho do ator ou o sistema em ação

Com Elena Vássina (SP/Rússia)

27/05, das 14 às 17h

28/05, das 10h às 13h

Sesc Palladium - Sala Multiuso

 

Apresenta aos profissionais e estudantes de teatro e público interessado uma visão histórica e teórica sobre o sistema de Stanislavski, a revolução estética e os desdobramentos do seu legado no teatro atual.

 

Workshop Stanislavski e dramaturgia contemporânea

Com Aimar Labaki (São Paulo/Brasil)

28/05, das 14h às 17h

29/05, das 10h às 13h

Sesc Palladium - Sala Multiuso

 

Reflexão e busca das condições para uma produção artística que dê espaço para o inconsciente/espírito por meio de uma técnica plenamente desenvolvida. Qual a relação do exercício da escrita dramatúrgica hoje com os temas e procedimentos de Stanislavski? Mapear o caminho e refletir sobre seu desenvolvimento é o objetivo desse curso.

 

Workshop de voz

Com Susan Worsfold

24 e 25/05, das 9h às 17h - Teatro Raul Belém Machado

Workshop prático de voz por meio de textos de Shakespeare explorando a respiração, corpo e voz. Inscrições prévias pelo site www.fitbh.com.br

 

Conferência e Palestras

 

O esquizodrama e o trabalho com grupos nas políticas públicas

Conferência com Gregório Baremblitt seguida de vivência

Fundação Gregório Baremblitt – Instituto Félix Guattari

 

22/05, às 10h, Teatro Francisco Nunes

Teorias e técnicas de grupos sob a ótica da Análise Institucional, da Esquizoanálise e do Esquizodrama que propiciam a articulação de indivíduos, grupos e coletivos nas políticas.

 

Lançamento de Livros

 

A arte e a cidade – lugares e expressões teatrais de belo horizonte

Dia 26/05, às 19h - MIS Cine Santa Tereza

Organizadores: Françoise Jean de Oliveira Souza, Glória Reis, Leônidas José de Oliveira

 

Degolarratos

Autor: Enzo Moscato

Tradudora: Anita Mosca (GTT – Grupo de Tradução de Teatro/FALE-UFMG)

27/05, às 18h - Centro de Referência da Moda

 

Stanislavski - vida, obra e sistema

Autores: Aimar Labaki e Elena Vássina

27/05, às 18h - Centro de Referência da Moda

 

Seminário – Conversa em dois atos

 

Reflexões intercaladas com a participação de atores, diretores, professores e produtores de teatro presentes no Festival. Uma prática para além do discurso, construída pelo diálogo e debate acerca do fazer teatral e suas ramificações. Os encontros serão realizados no Centro de Referência da Moda, das 14h às 18h. Confira a organização das mesas e convidados no site.

 

Crítica teatral, de Bárbara aos blogs

Dia 23/05

 

O papel hoje da crítica especializada, a perda de espaço na imprensa, a preparação dos críticos e o aprofundamento de suas reflexões, a cena dos blogs especializados, a experiência de intercâmbio com outros olhares sobre a arte da cena.


Escola e mercado

Dia 24/05

 

A influência das escolas de teatro na formação de público e de mercado de trabalho e o seu papel na formação e criação de um ambiente para pesquisa e reflexão.

 

O papel dos festivais nas políticas públicas para as artes cênicas

Dia 25/05

As políticas públicas, suas relações com o setor e o papel dos festivais nesse contexto hoje.

 

Pensar e fazer o coletivo: a experiência dos grupos

Dia 26/05

 

Experiências distintas de teatro de grupo, dos mais antigos aos mais recentes, os diferentes modelos e formas de criação coletiva, tipos de financiamentos, tipos de repertórios, a importância de seus espaços próprios e intercâmbios.

 

Os destinos do texto cênico: palavra falada e impressa

Dia 27/05

 

Diálogo entre dramaturgos e editores sobre a necessidades de publicação de dramaturgia, a importância da publicação de textos para o desenvolvimento da pesquisa e criação, a escrita criativa.

 

Dramaturgia corporal

Dia 28/05

 

Diálogo entre dramaturgia e movimento corporal expressivo; a criação de uma escritura corporal em uma cena sem palavras; partituras de ações para tessitura de um texto físico não necessariamente linear, mas que pode enfatizar um jogo cênico. O corpo como protagonista na atuação e improvisação.

 

Circo Atiares

21 a 29/05, confira dias e horários das apresentações no site www.fitbh.com.br

Teatro Raul Belém Machado

 

Embaixo da lona do Circo Atiares, a participação de artistas de vários circos itinerantes, como  o Circo do Moisés – o Rei do Pedal, Fantástico Circo Show, Kalahary, Coliseu de Roma, Circo Nacional do Garrafinha e Atiares, além de várias trupes de palhaços, como Associação Pano de Roda, Trupe Gaia, Circo Irmão Dourado e vários outros artistas convidados.

 

Visita

De 20 a 29/05

 

Mini-teatro lambe lambe em apresentações itinerantes.

Criação, manipulação e narração de Cynara Bruno.

Uma boneca Abayomi mora dentro de uma caixa de costura e para driblar a monotonia de morar sozinha dentro desta caixa, resolve então transformar o seu "quarto" no melhor lugar do mundo!

 

Banca da Javali

21 a 29/05 - Foyer do Teatro Francisco Nunes

 

Banca de livros da Editora Javali, responsável pela publicação de peças teatrais, textos teóricos sobre teatro e temas relacionados.

 

Cena Vestida

21 a 29/05 - Foyer do Teatro Francisco Nunes

 

Estande de roupas criadas a partir das fotos de espetáculos de artes cênicas. O projeto é fruto de uma parceria entre o fotógrafo Guto Muniz, criador e administrador do site Foco in Cena e a figurinista, estilista e modelista Silma Dornas, proprietária da etiqueta Silma no Brasil.

 

Mostra MIS/FIT

25 a 29/05, às 20h - MIS Cine Santa Tereza

 

Exibição de filmes e documentários sobre a interface entre o teatro e as artes visuais. Confira programação no site www.fitbh.com.br

 

PicNic Dionisíaco

Dia 21/05, às 10h - Parque Municipal

 

Encontro performático entre estudantes das escolas de graduação, profissionalizantes e de ensino livre de teatro.

 

Lançamento de documentário Ronaldo por favor

23/05, às 20h - Teatro Marília

 

Documentário em homenagem a Ronaldo Brandão. Direção: Vera Fajardo

 

Encontro com programadores

27/05- Teatro Francisco Nunes

 

Das 9h às 10h - Apresentação do projeto de residência em parceria com o CEFART - Centro de Formação Artística e Tecnológica/Fundação Clóvis Salgado, Aliança Francesa de Belo Horizonte, Institut Français Brasil, Embaixada da França no Brasil e Théâtre du Phare (França).

Das 10h30 às 12h - Encontro entre grupos, programadores e produtores.

 

OlimPiadas

28/05, das 10h às 12h e das 13h às 15h - Parque Municipal

 

Intervenções e jogos cênicos com Léo Ladeira

 

Campeonato Interdrag de Gaymada

28/05, das 15h às 18h - Parque Municipal

 

Brincadeira esportiva baseada no tradicional jogo de queimada que busca valorizar a diversidade.

 

Último Ato

29/05, das 9h às 17h - Viaduto Santa Tereza

 

Ocupação de encerramento composta por atividades diversas que vão colorir o viaduto durante todo o dia.

 

Nos porões da Loucura

Evento realizado pelo Sesc Palladium dentro da programação De Mãos Dadas... Arte e Loucura com retirada de senhas uma hora antes das atividades.

 

Curta metragem Em Nome da Razão

24/05, às 17h – Sesc Palladium – Espaço Multiuso

 

Exibição da primeira versão remasterizada do curta metragem.


Debate - Arte e Loucura

24/05, às 17h30 - Sesc Palladium – Espaço Multiuso

Participantes – Hiran Firmino, Luiz Paixão, Stella Goulart (UFMG e PASME), Ernesto Venturini (Psiquiatria democrática italiana), Ana Marta Lo Bosque (Rede de Saúde Mental de BH), Helvécio Ratton

 

Lançamento livro Nos porões da loucura

24/05, às 19h - Sesc Palladium  - Foyer

 

Lançamento da terceira edição desse livro que traz uma série de reportagens do Jornal Estado de Minas, do ano de 1979, que revelaram o horror vivido pelos pacientes portadores de sofrimento mental dependentes do sistema público de saúde. Ganhador do Prêmio Esso, foi decisivo para a luta anti manicomial e a reforma psiquiátrica.

 

Espetáculo Nos porões da loucura

24/05, às 20h - Grande Teatro Sesc Palladium

Dramaturgia (adaptação): Pedro Paulo Cava

Elenco: Alberto Tinim, Anaís Della Croce, Antônio Rodrigues, Carlos Henrique Silva, Nanda Freitas, Luiz Gomide, Marco Zerlotini, Mariana Bizzotto e Meibe Rodrigues

 

PARA ASISSTIR AOS ESPETÁCULOS:

 

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Locais de venda: Mercado das Flores/Posto da Belotur (av. Afonso Pena, 1.055, esquina com rua da Bahia – segunda a sábado das 10h às 19h e domingos das 13h às 18h; Bilheteria dos teatros (os ingressos serão vendidos 1 hora antes de cada sessão, de acordo com a disponibilidade) ; pelo site www.fitbh.com.br ou pelo aplicativo Vá ao Teatro

 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade