Você sabia que o primeiro show da banda Legião Urbana foi realizado em Minas Gerais?

A estreia da lendária banda liderada por Renato Russo se deu na cidade mineira de Patos de Minas, há 35 anos

por Marcelo Fraga com assessorias 31/08/2017 08:55

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.


Cadoro Eventos/Carlos Alberto Xaulim/Reprodução
Há 35 anos, parque de exposições da cidade de Patos de Minas recebia o primeiro show da banda Legião Urbana, que consagrou o cantor e compositor Renato Russo (foto: Cadoro Eventos/Carlos Alberto Xaulim/Reprodução)
Melodias marcantes, como a dos hits Faroeste Caboclo e Geração Coca-Cola, e letras profundas, como Vento no Litoral e Tempo Perdido, entre outras canções, fizeram da banda brasiliense Legião Urbana uma das mais importantes da história do rock brasileiro.

O início da trajetória do grupo liderado pelo cantor e compositor Renato Russo é bastante conhecida. A banda foi formada em Brasília, no início dos anos 1980, em uma época que surgiram vários outros grupos musicais na cidade, como Os Paralamas do Sucesso e Capital Inicial. O que você talvez não saiba é que o primeiro show da Legião não ocorreu no Distrito Federal, mas em Minas Gerais.

O début da banda foi há 35 anos, no festival Rock no Parque, realizado na cidade de Patos de Minas, localização na região do Alto Paranaíba, em 5 setembro de 1982. Naquela época, o grupo já se apresentava em Brasília, com o nome de Aborto Elétrico, e era formado por Renato Russo (vocal e contrabaixo), Fê Lemos (bateria) e André Pretorius (guitarra). Porém, oito dias antes do show no festival mineiro, Renato Russo ligou para a produção do evento, informando que a banda iria tocar com novos integrantes e um novo nome: Legião Urbana.

De acordo com o produtor Carlos Alberto Xaulim, responsável pelo Rock no Parque, os cartazes que divulgavam o festival precisaram ser alterados "de última hora", para substituição do nome Aborto Elétrico pelo Legião Urbana. Ainda segundo ele, no show, 1,5 mil pessoas acompanharam a performance de Renato Russo (vocal e baixo), Marcelo Bonfá (bateria), Paulo Paulista (teclado) e Eduardo Paraná (guitarra).

Foi a primeira apresentação da banda brasiliense com o nome Legião Urbana e, curiosamente, a única com os músicos Paulo e Eduardo no palco. Isso porque, logo depois, o grupo ganhou a formação que entraria para a história: Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá.
Site Legião Urbana/Ricardo Junqueira/Reprodução
A célebre formação do Legião Urbana (da esq. para a dir.): Renato Rocha (baixo), Renato Russo (vocal e violão), Marcelo Bonfá (bateria) e Dado Villa-Lobos (guitarra) (foto: Site Legião Urbana/Ricardo Junqueira/Reprodução)
Indicação

O primeiro show da Legião se deu em Minas Gerais graças a uma indicação. O produtor do festival Rock no Parque, Carlos Alberto Xaulim, pediu a amigos que moravam no Distrito Federal que indicassem bandas que pudessem se apresentar no evento. Foi assim que o Aborto Elétrico foi convidado, juntamente com outras oito bandas.

Problemas com a polícia

Outra curiosidade do primeiro show da Legião Urbana é que, após a apresentação, os músicos foram conduzidos a uma delegacia da cidade, pela Polícia Militar, por causa da letra da canção Música Urbana 2, que foi considerada, pelos policiais, como um insulto à corporação. O mesmo fato ocorreu com os integrantes da Plebe Rude – banda que também se apresentou naquele dia – por causa da música Voto em Branco.

O fim do Aborto

O nome Legião Urbana surgiu graças a uma briga entre Renato Russo e Fê Lemos, que provocou a saída do baterista e o fim do Aborto Elétrico.

Últimas notícias

Comentários