Anitta critica capa da revista Marie Claire por insistir no tema 'apropriação cultural'

A funkeira disse que a publicação deturpou a entrevista que ela concedeu

por João Paulo Martins 31/01/2018 08:46

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Instagram/marieclairebr/Reprodução
Após a revista Marie Claire divulgar sua capa de fevereiro, que traz a cantora Anitta, recebeu críticas da artista, que não gostou da forma como sua entrevista foi usada (foto: Instagram/marieclairebr/Reprodução)
A edição de fevereiro da revista feminina Marie Claire, da editora Globo, traz na capa a funkeira carioca Anitta, que ganhou repercussão mundial após lançar o clipe da música Vai Malandra no final do ano passado. A publicação aproveita a polêmica causada pelo vídeo, que traz a cantora na favela, inclusive tomando banho de Sol com fita isolante tampando as partes íntimas, para falar sobre a suposta apropriação cultural que a cantora teria cometido nessa gravação. Porém, quando a capa da revista foi divulgada, Anitta usou sua conta no Instagram para questionar a forma como a Marie Claire tratou o assunto.

"Marie Claire, não posso deixar de registrar e afirmar que esta chamada de capa não me representa. Não 'contra-ataquei' ninguém durante a minha entrevista. Muito menos tive essa intenção quando tratamos sobre esse assunto. Assim como nunca quis me apropriar culturalmente, nem magoar ou ofender ninguém com as tranças e trabalhos que já fiz", comenta a artista, autora de sucessos como Paradinha, Essa Mina É Louca e Show das Poderosas. Ela continua, dizendo que as fotos ficaram irretocáveis, mas que a forma como a publicação tratou o assunto não estaria "de acordo" com o rumo da entrevista.

"Falamos sobre outros temas durante as longas entrevistas para esta capa, que ainda não li e vi por completa. Na minha opinião, essa afirmação criada para a chamada de capa não traduz nosso papo e desperta uma polêmica como se eu tivesse um sentimento ruim sobre acusações. Eu não tenho. Muito pelo contrário. Defendo o direito de cada um a ter sua opinião, seja ela igual ou não à minha. [...] Admiro cada profissional da publicação, muitos deles meus amigos. Não desmereço o resultado lindo das fotos mas não poderia deixar de esclarecer esse ponto", completa Anitta em sua conta oficial no Instagram.

A revista Marie Claire não respondeu às críticas da funkeira. Ainda assim, no site da revista, eles citam alguns posicionamentos contrários ao clipe de Vai Malandra, para justificar a discussão sobre a suposta apropriação cultural cometida pela cantora. Um comentário é da blogueira e ativista pelso direitos da comunidade negra, Stephanie Ribeiro: "Ela usa a negritude quando lhe convém". Eles também usaram um questionamento feito pela professora de Literatura brasileira Giovanna Dealtry, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: "Que imagem da favela ela está circulando por vários países?".
YouTube/Anitta/Reprodução
Muitos intelectuais e ativistas acusam a funkeira Anitta de apropriação cultural pela forma como a favela foi retratada no clipe da música Vai Malandra (foto: YouTube/Anitta/Reprodução)

Claro que os fãs e seguidores de Anitta apoiaram a resposta da funkeira, no Instagram. "Pisa com bondade, atenção e respeito", comenta a usuária intitulada Trevas.alegriarainha, na rede social de imagens. "Apropriação cultural: quem inventou isso é um tremendo de um ignorante, pois em um país miscigenado como nosso, esse termo nunca deveria existir. E quanto à revista? Isso é notícia tendenciosa, sabe que a Anitta está sempre no meio de polêmicas, fez isso para chamar a atenção de forma 'sacana' , deturpando a entrevista real. Caiu no meu conceito", reclama a internauta Anapersia.damatta. "Graças a Deus, existem as redes sociais para que você possa desmentir certas polêmicas. Abraço, @anitta", diz o perfil Eusoulsoli. "@anitta corajosa, competente e honesta! O mundo lhe pertence! Faça os brasileiros terem orgulhoso de ocupar o top do mundo também na música", elogia o usuário Moisesrochalp.

Assista, abaixo, ao clipe da música Vai Malandra, que já está com mais de 172 milhões de visualizações, e tire suas próprias conclusões:

Últimas notícias

Comentários