Globo muda sistema de votação do BBB para evitar bot

Agora, internauta terá de fazer um pequeno cadastro para participar do Big Brother Brasil 18

por Encontro Digital 10/01/2018 12:48

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Gshow.globo.com/Reprodução
A Globo decidiu solicitar um pequeno cadastro para que o telespectador possa participar das votações do Big Brother Brasil 18, evitando, assim, o uso de bot (foto: Gshow.globo.com/Reprodução)
A partir do Big Brother Brasil 18, que começa no dia 22 de janeiro, a TV Globo decidiu mudar a forma como é feita a votação dos telespectadores pela internet. Apesar de não deixar claro a intenção, tudo indica que a emissora carioca decidiu restringir ao máximo a possibilidade de uso de "bots" nos paredões, o que pode afetar o resultado – isto foi muito criticado por internautas nas últimas edições do reality show.

Como explica o site Olhar Digital, especializado em tecnologia, o bot é um programa de computador feito para automatizar procedimentos, geralmente repetitivos, com a finalidade de ajudar o responsável pela tarefa. "A palavra 'bot' vem de 'robot', que, em inglês, significa 'robô'. Ou seja, um bot nada mais é do que um robô, mas que existe apenas em formato digital", diz o site. Muitas empresas utilizam esse tipo de programa para captar informações de usuários que navegam na internet e oferecer produtos e serviços personalizados – sim, Google e Facebook, por exemplo, fazem isso constantemente. No caso da votação do BBB, os bots são usados por internautas mal intencionados para aumentar significativamente os votos em determinado participante, sem que uma pessoa precise ficar de frente para a tela clicando repetidamente.

Para coibir essa ação, a Globo informa que passará a exigir um pequeno cadastro do telespectador que pretende ajudar na eliminação de um "brother" ou na escolha do campeão do Big Brother Brasil. Será necessário preencher dados como nome, e-mail, data de nascimento, além da criação de uma senha. O internauta poderá, ainda, usar seu cadastro do Google ou do Facebook para facilitar o processo.

"Rápido, simples e gratuito. Você se cadastra uma vez e vota quantas vezes quiser! Tudo isso porque a gente quer conhecer você melhor", diz um trecho da nota publicada no site GShow, da Globo, e que fala sobre a mudança na votação do BBB 18.

Últimas notícias

Comentários