Publicidade

Estado de Minas MODA

Estilista mineiro Ronaldo Silvestre ganha prêmio

A categoria na qual ele foi premiado avalia esforços para avançar na igualdade de gênero


postado em 19/03/2018 18:28 / atualizado em 19/03/2018 18:49

Peças feitas de tecidos elaborados manualmente pelo Instituto Tecendo Itabira compõem as peças de Ronaldo Silvestre. Aqui, look desfilado na passarela da última edição do Minas Trend Preview(foto: Zé Takahashi/Agência Fotosite/Divulgação/)
Peças feitas de tecidos elaborados manualmente pelo Instituto Tecendo Itabira compõem as peças de Ronaldo Silvestre. Aqui, look desfilado na passarela da última edição do Minas Trend Preview (foto: Zé Takahashi/Agência Fotosite/Divulgação/)
A moda mineira é conhecida no Brasil inteiro pelo apuro das peças. Os diversos fazeres manuais tornam o que é feito no Estado a se tornar único, e os bordados são os mais conhecidos. Mas a construção das roupas e dos tecidos também fala alto. Um dos exemplos é o itabirense Ronaldo Silvestre, que faz os próprios tecidos pela união de fitas e também com teares manuais. O trabalho do estilista, além de singular, também tem preocupação social, o que lhe rendeu o prêmio mais importante da moda sustentável.

Prêmio ECOERA: sustentabilidade e gênero

Ronaldo venceu o 3o. Prêmio ECOERA, que analisa e premia práticas sustentáveis nas indústrias de moda, beleza e design. Iniciativa criativa pela especialista em sustentabilidade e consumo consciente Chiara Gadaleta, a premiação procura incentivar e chamar atenção para abordagens conscientes na criação de produtos, numa "nova era" para a moda. O prêmio se divide nas seguintes categorias: Pessoas, Planeta, ECOERA e Gênero.

A marca homônima do estilista venceu na categoria Gênero, que avalia o esforço das empresas para avançar na igualdade de gênero e empoderamento feminino. Ronaldo criou o Instituto Tecendo Itabira em 2009, depois de ver, em sua cidade, uma grande população de mulheres sem nenhuma fonte de renda. Além do trabalho artesanal e tecidos feitos de matéria-prima reciclada, Ronaldo promove o protagonismo cultural da comunidade.

A inspiração para a criação do projeto foi a mãe do criador, que sustentou a família como costureira.  "A grande missão da moda é fazer o consumidor final enxergar a roupa que veste, mas principalmente quem a produziu. Cada peça de roupa tem um significado, uma identidade e um pertencimento impregnado em todo o trabalho de quem fez", disse o estilista, ao ser premiado. Chiara, idealizadora do prêmio, completa:  "O objetivo desse raio x do mercado é propor reflexões de mudanças culturais e de construção de uma economia de impacto positivo".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade