Publicidade

Estado de Minas MÚSICA

Beth Carvalho lança música que pede a soltura de Lula

A sambista aparece no vídeo da canção Lula Livre!, no YouTube


postado em 26/04/2018 10:29 / atualizado em 27/04/2018 14:09

Em vídeo divulgado no YouTube, a cantora Beth Carvalho aparece interpretando o samba Lula Livre!, de cunho político, que pede a soltura do ex-presidente Lula(foto: YouTube/TV OutrOlhar/Reprodução)
Em vídeo divulgado no YouTube, a cantora Beth Carvalho aparece interpretando o samba Lula Livre!, de cunho político, que pede a soltura do ex-presidente Lula (foto: YouTube/TV OutrOlhar/Reprodução)
A cantora carioca Beth Carvalho, de 72 anos, conhecida por sucessos como Vou Festejar e Coisinha do Pai, acaba de voltar a ser notícia na mídia, depois que apareceu em vídeo publicado no YouTube, na quarta, dia 25 de abril, interpretando uma música que pede a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), de Curitiba, no Paraná, em virtude do caso do triplex do Guarujá (SP).

Confira, abaixo, o vídeo com a renomada sambista cantando Lula Livre!:


Como mostra uma matéria publicada no site Brasil 247, a canção foi composta por Claudinho Guimarães e está sendo usada como uma espécie de "defesa" do pedido de libertação de Lula feito por partidos de esquerda e pelo próprio PT, além de seus integrantes, claro. A letra foi criada em tom de chamamento e faz referência à situação de crise política e econômica vivida pelo Brasil. A música traz, ainda, a ideia de que apenas o ex-presidente petista seria capaz de "retomar" o desenvolvimento e "dar garantias" para a população mais pobre.

Apesar de o Brasil 247 não informar o contexto em que a canção foi criada e porque Beth Carvalho foi escolhida para interpretá-la, é sabido que a artista carioca é uma forte defensora de Lula há anos – assim como outros artistas, incluindo Chico Buarque, Lúcio mauro Filho, Martinho da Vila e Antônio Pitanga.

"Não posso estar pessoalmente com Lula nesse momento, mas meu coração está em São Bernardo, ao lado da corajosa resistência popular, intelectual e artística que se levanta nesse momento histórico. Nossa luta não começou ontem nem acaba amanhã. A luta histórica pelos direitos individuais e a emancipação política e econômica dos povos enfrenta um duro momento, mas nós sabemos o que nos move: o amor, a solidariedade e da justiça. Ainda tenho esperança de votar em você, Lula, em 2018", publicou a cantora em seu perfil oficial no Facebook, no dia 7 de abril deste ano, quando o ex-presidente decidiu se entregar à Polícia Federal (PF) – ele ficou dentro da sede do sindicato dos metalúrgicos em São Bernardo do Campo (SP) desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou o pedido de habeas corups e manteve a decisão de que condenados em segunda instância poderiam ser presos.

Leia, a seguir, a letra da música:

Lula Livre!
Autor: Claudinho Guimarães

Pro Brasil andar pra frente
Vamos caminhar
Seja elo da corrente
Vamos caminhar
O povo quer
O povo decide
O povo diz
Nós queremos Lula
Andando livre no país

Ele une o país
Semeando amor
Esse povo tão sofrido
Trabalhador
A sua meta é ver o pobre
Com igualdade
Alimento, moradia
Vaga na universidade

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade