Publicidade

Estado de Minas TV

Novela do SBT é acusada de plágio por escritor goiano

Autor diz que emissora usou seu roteiro em As Aventuras de Poliana


postado em 08/04/2019 12:38 / atualizado em 08/04/2019 12:48

(foto: SBT/Divulgação)
(foto: SBT/Divulgação)

Em processo aberto no Tribunal de Justiça de Goiás, o escritor goiano Junior Antonio da Silva, natural da cidade de Trindade, está acusando o SBT e a autora de novelas Íris Abravanel (esposa de Silvio Santos) de plágio com o folhetim infantil As Aventuras de Poliana, exibido na faixa das 20h50. A informação foi divulgada pela coluna do jornalista Ricardo Feltrin no portal UOL.

De acordo com o escritor goiano, a novela do SBT teria sido baseada na obra Bailando com os Bambinos, que ele registrou em cartório no dia 19 de novembro de 2016 e cujo roteiro chegou a ser enviado para a emissora paulista – ele possui dos registros de recebimento.

Porém, ao Ricardo Feltrin, o SBT afirma que a novela As Aventuras de Poliana foi escrita por Íris Abravanel levando em conta o livro Pollyana, da romancista americana Eleanor H. Porter, publicada no ano de 1913 e que fala sobre uma jovem órfã que acredita que os problemas mais difíceis da vida sempre podem ser superados com uma atitude positiva. Quando Pollyana vai morar com a tia, é apresentada a uma série de pessoas desanimadas que vão contra sua visão otimista do mundo. Para não desanimar, a garota começa a espalhar esperança e bom ânimo.

Para Junior Silva, citado pelo UOL, seu livro também aborda o universo infantil, mas traz crianças querendo ser artistas e que convivem numa escola de canto e dança, o que estaria relacionado ao roteiro do folhetim do SBT. O processo de apropriação intelectual foi aberto na justiça de Goiás.

A novela As Aventuras de Poliana começou no dia 16 de maio de 2018. Em resposta ao colunista, a assessoria da emissora de Silvio Santos esclarece apenas que não há qualquer relação com a obra enviada pelo escritor goiano e que o folhetim tem como "fio condutor" as famosas histórias da autora americana Eleanor Porter.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade