Publicidade

Estado de Minas CULTURA

17ª Semana Nacional de Museus chega a Minas Gerais com mais de 500 atrações

Mais de 30 museus de BH estão participando do evento


postado em 13/05/2019 16:45 / atualizado em 13/05/2019 16:55

Mais de 400 itens estarão expostos. Foto: Divulgação/CCBB RJ(foto: Divulgação)
Mais de 400 itens estarão expostos. Foto: Divulgação/CCBB RJ (foto: Divulgação)
Começou hoje (13) a 17ª edição da Semana Nacional de Museus. Mais de 30 instituições em Belo Horizonte prepararam uma programação especial para a semana, cujo tema principal é o "futuro das tradições" e o papel dos museus como centros de difusão e recepção de práticas e costumes culturais.

A Semana Nacional de Museus foi criada em 2003 como forma de homenagear o Dia Internacional do Museu, celebrado em 18 de maio. A primeira edição teve o tema "museus e amigos" e contou com a participação de 57 instituições. Com o passar dos anos o evento foi ficando cada vez maior, chegando a ter 1113 museus participantes e 3240 eventos realizados no ano de 2018. 

O Espaço do Conhecimento UFMG preparou uma programação com documentários e oficinas educativas para a homenagem. No sábado (18), o conceito de movimento na física e na arte será ensinado de uma forma divertida e interativa nas oficinas "O que escapou a Aristóteles?" e "Que parangolé é esse?". Já dentro do planetário, as pessoas poderão aprender sobre as narrativas tupi-guarani sobre o Sol, a Lua e as constelações na exposição "Astronomia Indígena" ou sobre os seis templos maias que tiveram a sua construção orientada pelos astros na sessão "Arqueoastronomia Maia".
No ano passado, a Semana Nacional de Museus realizou mais de 3240 atrações em todo o Brasil(foto: Eduardo Eckenfels)
No ano passado, a Semana Nacional de Museus realizou mais de 3240 atrações em todo o Brasil (foto: Eduardo Eckenfels)
Um dos dez museus mais visitados do Brasil, o Centro Cultural Banco do Brasil também está pronto para participar da Semana de Museus. Na quarta-feira (15) será inaugurada a exposição "Dreamworks animation"  uma jornada do esboço a tela” com desenhos e modelos dos conceitos iniciais dos filmes mais amados da empresa, como "Kung Fu Panda" e "Como Treinar o Seu Dragão". A programação do CCBB também conta com encontros para debates e trocas de conhecimentos relacionados a educação, tradição, memória e patrimônio.

Para entrar no clima da Semana Nacional de Museus, o Inhotim preparou uma visita temática com o tema "Povos e suas tradições culturais". O tour tem como ponto de partida o território e as histórias de Brumadinho, contada através do acervo botânico e artístico do Inhotim. O museu também preparou outras atrações para a semana. Na quarta-feira, os visitantes poderão participar de uma oficina sobre produção de pigmentos naturais a partir de ingredientes encontrados na natureza. 

Confira a programação completa da Semana Nacional de Museus aqui.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade