Publicidade

Estado de Minas PROGRAME-SE

Começou a temporada de festas juninas em BH

Veja quais são os arraiais da capital que você não pode perder


postado em 06/06/2019 00:40

Belo Horizonte tem todo tipo de festa junina, desde as mais tradicionais até as novidades veganas(foto: PBH/Divulgação)
Belo Horizonte tem todo tipo de festa junina, desde as mais tradicionais até as novidades veganas (foto: PBH/Divulgação)
Anarriê! Só os muito mal humorados dizem que as festas juninas não são tudo de bom. Apesar da origem europeia, os arraiá incorporaram diversos elementos da cultura indígena e caipira nas celebrações, como as roupas e as comidas. Chegou a hora de colocar um chapéu de palha e enfrentar o frio das noites em volta de uma fogueira, tomando quentão ou dançando quadrilha. Afinal, festa junina é uma coisa tão boa que a gente estende a celebração até o final de julho.

Por isso, veja, abaixo, a programação de algumas das melhores festas juninas de Belo Horizonte:

Arraiá dos Encantos

Quem gosta de dançar um forrozinho não pode perder o Arraiá dos Encantos. A cantora Mariana Aydar, referência no forró e fundadora do bloco “Forrozin”, vai fazer todo mundo arrastar chinelo na pista de dança. O evento acontecerá em uma região do Belvedere cercada por natureza. Comidas típicas, decoração especial e um bar de vinhos assinado pela festa Love Wine dão o toque final do Arraiá dos Encantos.

Data: 8 de junho (sábado), das 14h às 22h
Endereço: Avenida Professor Cristovam dos Santos, 444 - Belvedere
Ingressos: Sympla

Arraiá da Amadoria

A casa de eventos Amadoria abriu as suas portas para fazer um dos arraiais mais charmosos da capital. A festança vai acontecer no quintal da casa, com um ambiente bem aconchegante e intimista. O “comes” do evento será feito pelo chef Igor Izidro Serravitti, que vai preparar um cardápio especial para a ocasião. Vinhos, xeque mate, baer-mate, cervejas, refrigerante e água compõem o “bebes” do arraial.

Data: 15 de junho (sábado), das 16h às 23h
Endereço: Rua Mucuri, 325 - Floresta
Ingressos: Sympla

Festa vegana

É mentira? Não, é verdade! Belo Horizonte terá uma festa junina vegana pela primeira vez, com direito a várias versões das comidas e doces típicos. Not dog, tropeiro, quentão, jaca atolada, canjica, trufa de conhaque, brigadeiro de paçoca e muito mais. Tudo isso sem usar nenhum ingrediente de origem animal. Além da decoração temática, o arraial vegano também terá outras atrações tradicionais das festas, como correio elegante e barraca do beijo.

Data: 16 de junho (domingo), das 12h às 20h
Endereço: Rua Major Lopes, 172 - São Pedro
IngressosSympla

Quermesse de Santa Tereza

Barraquinhas, quentão, música ao vivo, brincadeiras, touro mecânico... A Quermesse de Santa Tereza é aquele tipo de evento que junta todos os elementos tradicionais da festa junina. O ambiente da Praça Duque de Caxias, cercada por edifícios antigos, ajuda a criar uma atmosfera que combina o presente com o passado de Belo Horizonte. A quermesse acontecerá no sábado (22) e domingo (23), das 10h às 20h.

Data: 22 e 23 de junho
Endereço: Praça Duque de Caxias - Santa Tereza.
Entrada gratuita

Arraial de Belô

O Arraial de Belô é uma das festas juninas mais tradicionais, que teve a sua primeira edição em 1979. Hoje, depois de 40 anos de história, o evento se tornou muito mais do que só um arraial. São mais de 35 dias de programação junina, com direito a competição de melhor prato, cortejo e vila gastronômica. Mas a maior festa do Arraial de Belô acontecerá, como manda a tradição, na Praça da Estação. Entre os dias 28 e 30 de junho, o espaço será invadido por shows e pelos grupos de quadrilha da capital, que vão competir pelo pódio de melhor apresentação. Confira a programação completa no site.

Festa do Xapuri

A tradicional Quermesse da Dona Nersa do Restaurante Xapuri já está com data e cardápio definido. Churrasco, linguiça, caldo, tropeiro, torresmo e muito mais para que todo mundo possa aproveitar a noite de barriga cheia. Também vai ter quentão para quem estiver precisando de dar aquela esquentada no peito. Os músicos Juliano Walter (sertanejo e forró) e Carlim Alves (forró tradicional) vão fazer todo mundo dançar no quintal do restaurante.

Data: 13 de julho (sábado), das 18h30 às 00h
Endereço: Rua Mandacaru, 260 - Trevo
IngressosSympla

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade