Publicidade

Estado de Minas DANÇA

Grupo Corpo apresenta prévia de seu novo espetáculo, GIL

Com trilha sonora especialmente composta por Gilberto Gil, o número estreia em BH dia 27 de agosto, no Palácio das Artes


postado em 31/07/2019 14:20 / atualizado em 01/08/2019 14:28

Gilberto Gil dá tom e nome ao novo espetáculo do Grupo Corpo, GIL(foto: José Luiz Pederneiras/Divulgação)
Gilberto Gil dá tom e nome ao novo espetáculo do Grupo Corpo, GIL (foto: José Luiz Pederneiras/Divulgação)
O Grupo Corpo apresentou hoje (30), à imprensa, a prévia do novo espetáculo da companhia. GIL, como o próprio nome sugere, foi criado a partir de uma trilha sonora especialmente composta pelo cantor, compositor e instrumentista Gilberto Gil.

A turnê nacional do espetáculo estreia dia 7 de agosto, em São Paulo, depois chega a Belo Horizonte, de 27 de agosto a 1º de setembro, no Palácio das Artes. Na sequência, Rio de Janeiro e Porto Alegre recebem a peça

GIL tem 40 minutos de duração e será antecedido pelo espetáculo Sete ou Oito Peças para um Ballet, também de 40 minutos, lançado em 1994, com música do instrumentista e compositor norte-americano Philip Glass e do grupo instrumental mineiro Uakti.

O cenário será minimalista e composto por um extenso tapete amarelo. O figurino é de Freusa Zechmeister(foto: José Luiz Pederneiras/Divulgação)
O cenário será minimalista e composto por um extenso tapete amarelo. O figurino é de Freusa Zechmeister (foto: José Luiz Pederneiras/Divulgação)
Segundo o coreógrafo Rodrigo Pederneiras e o diretor artístico Paulo Pederneiras, não havia um conceito prévio para o espetáculo. O "fio condutor" foi a música e religiosidade de Gilberto Gil. Um movimento típico do candomblé, no qual uma das mãos dos bailarinos bate no peito e a outra, nas costas, foi o pontapé inicial da criação da coreografia.

Ao mesmo tempo, a companhia, ao batizar o número com o nome do cantor, também deu a ele um norte. Gil foi inspirado a revisitar sua carreira e compor a trilha com trechos retrabalhados de sucessos como "Aquele Abraço", "Toda Menina Baiana" e "Sítio do Picapau Amarelo".

O espetáculo tem influências de ritmos como o samba e o jazz, presentes na carreira de Gilberto Gil(foto: José Luiz Pederneiras/Divulgação)
O espetáculo tem influências de ritmos como o samba e o jazz, presentes na carreira de Gilberto Gil (foto: José Luiz Pederneiras/Divulgação)
Pela primeira vez, vemos em um espetáculo do Grupo Corpo o samba. GIL funde a cultura indígena, africana e nordestina presente na vida do compositor baiano a um número contemporâneo "tão forte e tão potente que dá até um certo medo", dizem os produtores.

Eles contam que o cenário será minimalista, composto por um tapete amarelo que representa reverência e luminosidade, sentimentos deles em relação às obras de Gil. Além disso, a iluminação do espetáculo será feita com moving lights, luzes que "dançam" junto com a música. "Cada segundo de uma cena tem uma luz diferente. Ontem (29) ficamos dez horas fazendo as luzes de sete minutos do número. É uma coisa muito artesanal".

Espetáculo Gil, do Grupo Corpo
Onde: Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537 - Centro)
Data: 27 de agosto a 1º de setembro
Horário: Terça a sábado: 20h30; Domingo: 19h
Ingressos: à venda na bilheteria do teatro e no site www.ingressorapido.com.br
Informações: (31) 3236-7400

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade