Publicidade

Estado de Minas MÚSICA

Filarmônica celebra Dia das Mães com vídeo especial

Maestro Fábio Mechetti e 60 músicos gravaram, cada um de sua casa, a Valsa da "Suíte Vila Rica", do compositor paulista Camargo Guarnieri


postado em 07/05/2020 13:03

Devido ao novo coronavírus, especial do Dia das Mães da Filarmônica de Minas Gerais será em vídeo disponibilizado na data por meio do site e das redes sociais da orquestra(foto: Rafael Motta/Divulgação)
Devido ao novo coronavírus, especial do Dia das Mães da Filarmônica de Minas Gerais será em vídeo disponibilizado na data por meio do site e das redes sociais da orquestra (foto: Rafael Motta/Divulgação)
Já virou tradição. Todo segundo domingo de maio a Orquestra Filarmônica de MInas Gerais realiza um concerto ao ar livre e gratuito em comemoração ao Dia das Mães. Mas este ano, em decorrência da política de isolamento social para conter a disseminação do novo coronavírus, a tradição precisou ser deixada de lado. As mães - e demais fãs de música clássica -, no entanto, não ficarão sem ouvir os acordes do conjunto liderado pelo maestro Fábio Mechetti. Durante o mês de abril, o regente e 60 músicos gravaram, a partir de suas casas, a Valsa da "Suíte Vila Rica", do compositor paulista Camargo Guarnieri (1907-1993).
 
Para Mechetti, essa é uma oportunidade de, mesmo nesse momento desafiador, "alimentarmos a alma das pessoas com o melhor da música clássica". Composta em 1957, primeiramente como trilha sonora para o filme "Rebelião em Vila Rica", que faz um paralelo entre a Inconfidência e uma rebelião de estudantes de Ouro Preto na década de 1940, a "Suíte Vila Rica" foi reelaborada sob formato orquestral no ano seguinte.

O vídeo estará disponível neste domingo, dia 10, nas redes sociais da Orquestra (YouTubeInstagram e Facebook) e no site www.filarmonica.art.br. Entre 2008 e 2019, a Filarmônica de Minas, aclamada como uma das melhores orquestras do país, já realizou mais de 900 concertos e reuniu 1,27 milhão de espectadores. Nestes tempos de pandemia, a orquestra tem disponibilizado gratuitamente vídeos de concertos inéditos. Esta é a primeira vez que os músicos se reúnem, ainda que virtualmente, para produzir um material feito especialmente para ser apreciado no site e nas redes sociais.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade