Publicidade

Estado de Minas CULTURA

Domenico De Masi participa de bate-papo da Casa Fiat de Cultura

A conversa será transmitida por meio do YouTube da instituição sediada em Belo Horizonte


postado em 21/09/2020 01:21

O pensador italiano Domenico De Masi(foto: Arquivo pessoal)
O pensador italiano Domenico De Masi (foto: Arquivo pessoal)
O consagrado sociólogo, professor e escritor Domenico De Masi é o convidado da Casa Fiat de Cultura para um bate-papo virtual com a jornalista Daniella Zupo sobre "A evolução da sociedade na próxima década". O evento, que integra a programação da 14ª Primavera de Museus, pode ser acompanhado por meio do YouTube da instituição sediada na Praça da Liberdade, na terça-feira (22 de setembro) às 9h.

De Masi, autor do clássico O Ócio Criativo, dentre outras obras, vai abordar novos caminhos e desafios das sociedades, que, em sua opinião, chegarão transformadas ao ano de 2030. A conversa foi gravada recentemente, entretanto, o pensador participa ao vivo do bate-papo para responder perguntas do público.

Para o sociólogo italiano, o coronavírus se apresenta como uma "tentativa extrema" da natureza de lembrar e ensinar às pessoas que elas são seres mortais, e que o Homo sapiens não é tão sábio quanto pensa. "A saúde vem antes da democracia; e a democracia, antes da economia. Os recursos do planeta têm limite, e nós, ao invés de lutarmos uns contra os outros, faríamos bem em nos unir contra três inimigos comuns: os vírus, o aquecimento global e as desigualdades. Quanto à economia, a Covid-19 nos ensinou a importância da intervenção pública e a prioridade do necessário sobre o supérfluo", comenta Domenico De Masi na conversa que será transmitida pelo YouTube.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade