Publicidade

Estado de Minas LITERATURA

Ex-secretária de Cultura de MG, Eleonora Santa Rosa lança dois livros em BH

A autora é uma das idealizadoras das leis municipal e estadual de incentivo à cultura


postado em 10/12/2021 09:21

Eleonora Santa Rosa(foto: João Vargas Pena/Divulgação)
Eleonora Santa Rosa (foto: João Vargas Pena/Divulgação)
Celebrando 37 anos de carreira, a consultora, gestora e estrategista cultural, Eleonora Santa Rosa, lança os livros "Solilóquio" e "cultura!". Segundo ela, as obras são um convite aos leitores para uma reflexão especialmente sobre os rumos da cultura e seu papel como agente transformador e de construção da cidadania, em uma linguagem contemporânea perpassada pela poesia. Eleonora é ex-secretária de Cultura de Minas Gerais e uma das idealizadoras das leis municipal e estadual de incentivo à cultura.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
"Solilóquio" dá continuidade ao seu livro "Interstício", lançado em setembro de 2017, reunindo, agora, 196 textos publicados na revista eletrônica Dom Total, do Instituto Dom Helder Câmara, entre agosto de 2017 e maio de 2021, com temas diversos, registros do cotidiano, política, cultura, arte e as agruras e os embates que marcaram o país no período. "Nesses artigos apresento a minha perspectiva nas esferas social, política e cultural, e busco com os interlocutores a troca de ideias sem preconceitos e os interesses em comum", declara Eleonora Santa Rosa.

Elementos centrais em suas crônicas, a cultura e sua gestão têm sua função social, política e econômica evidenciadas. O professor do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, Eduardo de Jesus, responsável pelo prefácio da publicação, destaca que o assunto é abordado sob "um espectro amplo, mas sempre focado na dimensão libertadora da cultura e em sua função social, política e econômica. Tudo isso emerge em muitos textos que combinam reflexões mais típicas do campo da gestão cultural a uma visão crítica, criando um terreno fértil para o desenvolvimento de comentários e gestos analíticos sempre pertinentes". Segundo ele, as crônicas de Santa Rosa "articulam observação atenta do cotidiano, traços evidentemente poéticos e potentes gestos de análise", o que torna "Solilóquio" uma obra atual e necessária que nos ajuda a compreender os últimos anos no nosso país.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
No livro "cultura!", a especialista apresenta 54 textos escritos entre 2016 e 2021 -  publicados não só na Dom Total como em outros periódicos - integralmente dedicados à gestão, planejamento, captação e implantação de projetos e equipamentos, com ênfase em museus e patrimônio cultural.

A jornalista e curadora, Maria Arlete Gonçalves, responsável durante mais de uma década pelo referencial e bem-sucedido Instituto Cultural da Oi Futuro, assina o prefácio dessa publicação, que define como um "livro-manifestoemocional-político-visceral dos estados da cultura do Brasil nos últimos cinco anos":  "Anos difíceis, cruéis, para a cultura, em todos os níveis - nacional, estaduais, locais e pessoais. Somente de 2016 a 2018, quatro ministros ocuparam e desocuparam a pasta, até que, em 2019, o Ministério da Cultura é extinto no Brasil. Vira secretaria e, mesmo rebaixada, em apenas dois anos passa pelas mãos de cinco titulares".

O lançamento das obras também contará com o concerto do pianista Arthur Lopes de Paula, às 12h.

Lançamento dos livros "Solilóquio" e "cultura!", de Eleonora Santa Rosa
Data: 18 de dezembro (sábado)
Horário: A partir das 11h
Onde: Fundação de Educação Artística
Endereço: Rua Gonçalves Dias nº 320, Funcionários
Entrada gratuita
Preço dos livros: R$ 60 (Solilóquio) e R$ 40 (cultura!)

*Com informações da assessoria de comunicação da escritora

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade