Publicidade

Estado de Minas CINEMA

Filme de Contagem participa do festival internacional Sundance, dos EUA

Marte Um conta a história de um menino cuja família sonha que ele se torne jogador de futebol, porém seu desejo é ser astrofísico


postado em 19/01/2022 18:24

(foto: Filmes de Plástico/Divulgação)
(foto: Filmes de Plástico/Divulgação)
Contagem vai invadir os Estados Unidos na abertura do Festival Sundance, um dos principais eventos de cinema independente do mundo. A produção "Marte Um", da produtora contagense Filmes de Plástico, vai representar o Brasil na Mostra Competitiva Cinema Mundial, e será exibida logo no primeiro dia de evento, quinta-feira (20). O cineasta mineiro Gabriel Martins, escritor e diretor do filme, não esconde a felicidade em ver sua obra participando do festival: "O Sundance legitima produções de caráter independente e faz pontes muito importantes entre filmes internacionais e norte-americanos. É um festival tradicional e bastante relevante, e é uma alegria enorme ter nosso filme nascendo com atenção grande voltada para ele", contou o profissional em entrevista à Encontro.

A conquista fica ainda maior quando conhecemos um pouco da trajetória da produtora "Filmes de Plástico", que nasceu na periferia da Região Metropolitana de BH. De Contagem para o mundo, o diretor faz questão de frizar: "Marte Um é um filme independente, de um diretor negro, com um elenco negro e isso tem uma força histórica gigante que nos deixa muito feliz". As cenas foram todas rodadas na RMBH, em Contagem e também em Belo Horizonte.

A história do filme

Na produção, conhecemos a família Martins, que sonha com que o filho se torne jogador de futebol. Deivinho, porém, está mais interessado no espaço sideral, e sua vontade é se tornar astrofísico e participar da missão Marte 1. "É uma história sobre o que nos move pra viver, o que nos faz acordar a cada dia e lutar contra as adversidades do mundo com calor no coração", conta o diretor da obra.

(foto: Filmes de Plástico/Divulgação)
(foto: Filmes de Plástico/Divulgação)
Transformar o pouco em algo extraordinário. Para Gabriel Martins, esse é um dos pontos centrais de sua narrativa, "e isso é um reflexo da história do Brasil e do nosso povo negro", afirma. Aliás, o sobrenome em comum do diretor com o dos personagens da família, claro, não é mera coincidência. O cineasta contou que foi uma forma de colocar a sua história de vida presente na ficção: "Eu me identifico com os personagens porque eu sempre fui um sonhador e sempre acreditei em reviravoltas", diz.

As exibições do Sundance acontecem de 20 a 30 de janeiro, em formato online por conta da pandemia, para os Estados Unidos. O filme "Marte Um" participa da Mostra Competitiva Cinema Mundial, no primeiro dia de Festival. É o único filme totalmente brasileiro que participa desta edição do evento.

Nas salas brasileiras, a previsão é que a gente assista à produção no segundo semestre de 2022. "E como podemos esperar sair dos cinemas após assistir ao filme?", perguntamos ao diretor, que não titubeou: "Eu espero que as pessoas saiam emocionadas e com um sentimentos de grandeza e força. Que os personagens possam servir como um caminho de afeto para podermos olhar o mundo de outra forma, mais carinhosa".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade