Publicidade

Estado de Minas CINEMA

Filme produzido por alunos de BH é indicado ao Prêmio ABC de Cinematografia

Curta-metragem Apagão foi criado por estudantes do Centro Universitário Una e concorre na categoria 'melhor direção de fotografia em filme estudantil'


postado em 27/05/2022 09:47 / atualizado em 27/05/2022 09:54

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
O curta-metragem "Apagão", produzido por alunos do curso de cinema do Centro Universitário Una, de Belo Horizonte, está entre os cinco finalistas do ABC de Cinematografia - mais importante prêmio técnico do cinema brasileiro, na categoria melhor direção de fotografia em filme estudantil. Desenvolvido para a Unidade Curricular Realização Cinematográfica, com orientação da professora e cineasta Marília Rocha, a produção é baseada no conto “Assalto na Noite”, do escritor uruguaio Mario Benedetti.

"A história gira em torno de uma mulher que acorda no meio da noite e percebe a presença de um desconhecido dentro da sua casa. Esse encontro inusitado entre pessoas de mundos completamente distintos traz consequências surpreendentes para os dois", conta Inês Peixoto, codiretora do filme, juntamente com Felipe Vignoli. Segundo ela, que é atriz do grupo Galpão e aluna do 7º período de Cinema da Una, a indicação representa um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido como parte das atividades do curso, bem como uma forma de valorização do cinema mineiro em um festival de grande relevância nacional.

Para o diretor de fotografia, Renan Távora Soares, foi uma grata surpresa o filme ter sido contemplado com a indicação. "A ABC é uma instituição muito respeitada, promove eventos grandes voltados ao mundo de câmera, equipamentos de cinema e tem renomadas personalidades do cinema como associados. Ser finalista é um grande passo para alavancar a minha careira como diretor de fotografia", destaca.

O Prêmio ABC é oferecido pela Associação Brasileira de Cinematografia desde 2001 aos melhores trabalhos realizados a cada ano nas categorias Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem e Melhor Som para o formato longa-metragem, além de Melhor Direção de Fotografia para os formatos curta-metragem, publicidade, programa de TV e filme estudantil. Em anos anteriores, foram agraciados filmes como O Palhaço (Selton Mello), Ensaio Sobre a Cegueira (Fernando Meirelles), O Cheiro do Ralo (Heitor Dhalia), Tropa de Elite (José Padilha) entre outros.

Premiação

A entrega do prêmio ABC de Cinematografia será no dia 28 de maio, durante o encerramento da Semana ABC, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O evento reúne profissionais do audiovisual brasileiro com o objetivo de incentivar a troca de ideias e informações para democratizar e multiplicar o aperfeiçoamento técnico e artístico da categoria. Neste dia, serão entregues 14 Troféus aos melhores profissionais brasileiros.

Ficha Técnica

Livremente inspirado no conto "Assalto na Noite" de Mario Benedetti
Direção: Inês Peixoto e Felipe Vignoli
Roteiro: Inês Peixoto
Direção de Produção: Ieda Lagos
Produção Executiva: Ieda Lagos, Yuri Avelar e Inês Peixoto
Produção de Locação: Ieda Lagos
Direção de Fotografia: Renan Távora Soares
1ª Assistência de Câmera: Felipe Vignoli
Gaffer: Yuri Avelar
Direção de Arte: Ieda Lagos e Inês Peixoto
Direção de Som: Ramon Modenesi
Desenho, Edição e Finalização de Som: Ramon Modenesi
Edição e Montagem: Ieda Lagos
Colorização: Renan Távora Soares
Arte do Poster: Izabela Santiago
Elenco: Inês Peixoto, Rafael Protzner

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade