Publicidade

Estado de Minas LITERATURA

Ailton Krenak é eleito para a Academia Mineira de Letras

De etnia indígena, o escritor, ambientalista, filósofo e poeta vai ocupar a cadeira número 24


postado em 14/06/2022 21:24 / atualizado em 14/06/2022 21:28

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
O escritor Ailton Krenak foi eleito o novo ocupante da cadeira número 24 da Academia Mineira de Letras. O autor recebeu 36 dos 39 votos durante a eleição que ocorreu durante a tarde desta terça-feira, dia 14 de junho.

Outros intelectuais, como Cláudio Brandão, Henrique de Resende, Sylvio Miraglia e Eduardo Almeida Reis já ocuparam essa cadeira.

Ailton Krenak é um pensador, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro da etnia indígena crenaque. É também professor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pela Universidade de Brasília (UnB). Ele nasceu em 1953 na cidade de Itabirinha, no estado de Minas Gerais, na região do Médio Rio Doce.

Se mudou aos 17 anos de idade para o estado do Paraná, onde se alfabetizou e se tornou produtor gráfico e jornalista. Na década de 1980, passou a dedicar-se exclusivamente ao movimento indígena. Em 1985, fundou a organização não governamental Núcleo de Cultura Indígena, que visa promover a cultura indígena. À época da Assembleia Nacional Constituinte, Ailton assumiu um ativo papel na defesa dos direitos de seu povo. Em 1988, participou da fundação da União dos Povos Indígenas.

Em 1999 publicou "O Eterno Retorno do Encontro" no livro "A Outra Margem do Ocidente", organizado por Adauto Novaes. Em 2000, foi o narrador principal do documentário Índios no Brasil, produzido pela TV Escola. Entre 2003 e 2010, foi assessor especial do Governo de Minas Gerais para assuntos indígenas, durante as gestões de Aécio Neves e Antônio Anastasia.

Em 2018, foi um dos protagonistas de uma série na Netflix chamada Guerras do Brasil. Em 2020, conquistou o Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano concedido pela União Brasileira dos Escritores (UBE).

Tem vários livros publicados. Sua obra está traduzida para mais de treze países. Atualmente vive na Reserva Indígena Krenak, no município de Resplendor, no estado de Minas Gerais.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade