Publicidade

Estado de Minas EVENTO

Made In Minas Gerais volta à Praça da Savassi em BH

Evento gratuito traz programação diversa, que une chefs e restaurantes, música, palestras, homenagens e produtos mineiros


postado em 08/06/2022 16:09 / atualizado em 08/06/2022 16:20

O grupo Guilherme Peluci e Ad Hoc Orchestra, os chefs Flávio Trombino e Márcia Nunes, e a DJ Aída são algumas das muitas atrações do Made In Minas Gerais(foto: Na ordem, da esq. para a dir. - Nova Diretriz/Divulgação; Nereu Jr/Divulgação; Fernanda Neves/Divulgação; Lucas Vilela/Divulgação)
O grupo Guilherme Peluci e Ad Hoc Orchestra, os chefs Flávio Trombino e Márcia Nunes, e a DJ Aída são algumas das muitas atrações do Made In Minas Gerais (foto: Na ordem, da esq. para a dir. - Nova Diretriz/Divulgação; Nereu Jr/Divulgação; Fernanda Neves/Divulgação; Lucas Vilela/Divulgação)
Mostrar a diversidade e a pluralidade do nosso estado, da nossa gente. E, principalmente, essa vontade de "culturar", de cultivar nossas essências e raízes, transformando em arte o cotidiano. Por isso, no dia 12 de junho, domingo, a partir das 11h, as diversas manifestações culturais do estado estarão reunidas no Made in Minas Gerais, uma festa genuinamente mineira. O evento será realizado na Praça da Savassi, em Belo Horizonte, no cruzamento entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas, das 11h às 19h. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso na Sympla. O público também pode contribuir com 1 kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao programa Sesc Mesa Brasil.

"Belo Horizonte sempre foi palco de iniciativas relacionadas à cultura, mas percebi que nunca estive em um evento que contemplasse todo o estado. E foi assim que surgiu a inspiração para o Made in Minas Gerais, em 2019: da certeza de que as tradições genuinamente mineiras merecem um evento que valorize as raízes do seu povo", enfatiza Jordane Macedo, curador gastronômico e idealizador do evento.

No Made in Minas Gerais, o público, orientado pelos pontos cardeais, poderá "culturar" o que há de especial no estado, feito por quem desenvolve a cultura de cada região. Na programação, chefs de cozinha, música instrumental e comercialização de produtos mineiros. "Uma oportunidade de viajar por Minas Gerais sem sair do lugar", ressalta Jordane.

A edição de 2022 também irá homenagear o cartunista Ziraldo, que, em 2022, completa 90 anos. Além disso, o evento contará com diversas atrações musicais, como a Ad Hoc Orquestra, conduzida por Guilherme Peluci; o instrumentista e compositor mineiro Thiago Delegado e a DJ Aída.

No que se refere à gastronomia, o público poderá experimentar pratos de que sempre ouviu falar. O evento contará com a participação de 10 restaurantes. São eles: Restaurante Xapuri (Chef Flávio Trombino); Maria das Tranças (Chef  Lulu - Maria de Lourdes); Restaurante Dona Lucinha (Chef Márcia Nunes); Leitão Luiz Ney (Chef Luiz Ney), da Pousada Villa Paolucci; Ora Restaurante (Chef Felipe de Oliveira); Padre Toledo (Chef Fernanda Fonseca); Favoritto Jardins (Chef Fred Trindade); Okikuri (Chef David Dias), Empório 77 Bistrô (Chef Alex Bogas) e o espaço Chef Raiz, com a convidada a cozinheira Adriana Lourenço, de Pimenta, oeste de Minas.

O valor dos pratos varia entre R$ 24 e R$ 46. Depois de provar as delícias de cada região, o público participará de uma votação, para eleger o melhor prato da cozinha mineira servido no Made in Minas Gerais em 2022. O melhor prato ganhará o Troféu Dona Lucinha, em homenagem a uma das maiores referências da cozinha mineira, que nos deixou em 2019, aos 86 anos.

Para os amantes de cerveja, a Krug Bier é a marca oficial do Made in Minas Gerais. Com fábrica no estado desde 1997, a empresa mantém sua tradição de excelência, vinda da Áustria do século XVIII. É essa dupla essência, austríaca e mineira, que traz, aos produtos da Krug Bier, tamanha qualidade e receptividade do público.

O público também poderá apreciar café, drinques e cachaça.

Os animais de estimação são bem-vindos, já que o evento é pet friendly.

Conscientização sobre saúde

O Made in Minas Gerais terá um espaço dedicado à conscientização da Epidermólise Bolhosa, uma doença genética, caracterizada por um defeito no tecido conjuntivo, que causa enorme fragilidade à pele. Numa comparação entre a fragilidade da pele e a sensibilidade das asas de borboleta, as crianças com a doença são carinhosamente chamadas de borboletas. Nessa edição, o espaço terá como tema "Das minhas cicatrizes nasceram asas".

As famílias receberão, ainda, um folheto informativo sobre a doença e as formas de auxiliar a causa. No local, também serão comercializadas camisas com frases de conscientização sobre a enfermidade e outros temas. O espaço conta com o apoio da Associação Mineira dos Parentes, Amigos e Portadores de Epidermólise Bolhosa - Ampapeb.

Made in Minas Gerais
Onde: Praça da Savassi, BH
Data: 12 de junho de 2022 (domingo)
Horário: a partir das 11h
Entrada gratuita (obrigatória a retirada de ingresso pela Sympla) - O público também pode contribuir levando 1kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao programa Sesc Mesa Brasil
Mais informações e programação completawww.madeinminasgerais.com.br ou pelo perfil @madeinminasgerais (Facebook e no Instagram)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade